Educação

Município formaliza apoio a escolas para despesas de logística e concretização do plano de atividades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Estão formalizados os contratos interadministrativos de cooperação entre o Município do Porto e os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas que vão permitir à comunidade escolar prosseguir com o Plano Anual de Atividades definido para 2024. Verba total atribuída é superior a 418 mil euros.

Os documentos foram assinados, nesta terça-feira, na Casa do Infante, pelo vereador da Educação, Fernando Paulo, e pelos diretores das 18 entidades com oferta educativa do pré-escolar ao ensino secundário. O autarca destacou a importância destas transferências, que perfazem um avultado investimento superior 3,2 milhões de euros/ano, conferindo autonomia aos agrupamentos de escola e confiando na sua capacidade de melhor responder a necessidades imediatas.

“É fundamental continuar a investir na educação e no conhecimento como pilares fundamentais orientados para o respeito pela vida, dignidade humana, igualdade de direitos, justiça social, diversidade, solidariedade e responsabilidade compartilhada por um futuro sustentável”, sublinhou Fernando Paulo.

Visão progressista da educação

Além da dinamização do Plano Anual de Atividades e do Projeto Educativo, onde se incluem as atividades de animação e de apoio à família, atividades de enriquecimento curricular e projetos de literacia, o apoio municipal será, ainda, canalizado para despesas de logística e consumíveis.

A verba total atribuída, superior a 418 mil euros, é dividida em cerca de 202 mil euros para apoio às atividades referentes ao ensino pré-escolar e 1.º ciclo e cerca de 216 mil euros para os 2.º e 3.º ciclos.

O vereador da Educação sublinha que "a estratégia da política educativa municipal reflete uma visão progressista da educação, enquanto instrumento essencial de renovação, criação e mudança cultural e social, e compreende o apoio aos estabelecimentos de ensino, bem como o incremento de parcerias que promovam sinergias e a implementação de projetos estruturantes".