Inovação

Cidade explora o futuro da gestão inteligente urbana baseada em dados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A quinta edição do Dia da Inovação no Município foi dedicada à partilha de casos de uso e debate sobre conceitos relacionados com a gestão inteligente dos dados como chave para a melhoria contínua, e informada, da cidade.

A sessão decorreu no Porto Innovation Hub (PIH) e juntou cerca de uma centena de dirigentes do universo municipal.

Sob o tema "DADOS, Dados e + Dados" foi abordada a cultura de inovação e a transição digital, enquanto elementos diferenciadores nas cidades e organizações, a mais-valia da inovação colaborativa e o mundo de oportunidades que a recolha de dados abre no contexto da gestão urbana/municipal.

Entre os oradores, contaram-se responsáveis de diferentes equipas municipais e elementos da Porto Digital, que coordena a iniciativa Porto Innovation Hub, bem como os convidados externos: Miguel de Castro Neto (Dean da NOVA Information Management School), José Esteves (Dean da Porto Business School) e Ricardo Marvão (Co-founder da Beta-i).

Porto, cidade de excelência

"Atualmente não temos dúvidas de que o Porto é encarado de fora como uma cidade de excelência. E, de facto, é! No entanto, há uma transformação que tende a ultrapassar-nos e que temos de saber antecipar, aprendendo a trabalhar todos os dados que recolhemos, com garantia da sua segurança e com reais contributos para uma cidade de futuro". Foi com esta afirmação que o vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do pelouro da Inovação e Transição Digital, Filipe Araújo, abriu caminho para as sessões mais técnicas sobre os dados e sua utilização no contexto do Porto.

Os participantes puderam conhecer com mais detalhe como os dados estão a ser geridos pela autarquia. Foram abordados dados geográficos, dados referentes à mobilidade e também os Dados de Elevado Valor (High Value Data – HVD), diferenciadores na gestão urbana do presente e do futuro.

Houve, ainda, oportunidade para focar mais concretamente o caso do Portal de Gestão do Município do Porto e o caminho já percorrido para um sistema que privilegia a eficiência, recorrendo sempre a dados reais, provenientes de múltiplas fontes, mas consultáveis através desta ferramenta.