Urbanismo

Município e proprietários avançam com reabilitação do Bairro do Bom Sucesso

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_caldeiras_bairro_bom_sucesso_03.JPG

Filipa Brito

O Município do Porto e os proprietários de frações no Bairro do Bom Sucesso acordaram fazer avançar as obras de reabilitação daquele complexo habitacional na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos. Intervenção nos seis blocos deverá ascender aos 6,8 milhões de euros, podendo os moradores recorrer a financiamento do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

Os trabalhos passam pela reabilitação das coberturas, tratamento das fachadas (fissuras e execução de revestimento térmico), substituição da caixilharia existente e revisão das infraestruturas hidráulicas, eletricidade e telecomunicações das zonas comuns, não estando previstas obras no interior das habitações.

A autarquia é proprietária de 84 dos 128 fogos que compõem o Bairro do Bom Sucesso, pelo que irá assumir o pagamento das obras correspondente ao valor das frações que integram o seu património.

Os restantes proprietários assumirão o valor da sua permilagem, sendo que alguns deles já estão a proceder às candidaturas ao 1.º Direito para apoio.

As obras de grande reabilitação do edificado só foram passíveis de aprovação depois de terem sido constituídos formalmente os condomínios e realizadas as respetivas assembleias.

É objetivo do Município replicar esta solução noutros bairros onde figure a realidade de propriedade mista, como acordado com os moradores das Condominhas.