Município e Mundo a Sorrir assinam protocolos na área da coesão social e da educação
Porto.
Notícia
Através da assinatura de dois protocolos celebrados em parceria com a Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses, a Câmara do Porto renovou o apoio ao projeto "Prevenir, Capacitar e Incluir", dirigido a pessoas em situação de sem abrigo, dando ainda continuidade à iniciativa "Aprender a ser Saudável", direcionada para as escolas da cidade.
Depois de, no dia 22 de julho, o Executivo Municipal ter aprovado por unanimidade a continuação do apoio à Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses para a implementação do projeto "Prevenir, Capacitar e Incluir", foi assinado um novo protocolo – momento que teve como anfitrião o vereador da Coesão Social e da Educação.
Assente na Estratégia Municipal para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, Fernando Paulo lembra que esta parceria já permitiu "realizar cerca de 600 rastreios orais e sinalizar 170 pessoas para receber tratamento dentário, tendo sido assegurada a colocação de 123 próteses dentárias em pessoas em situação de sem-abrigo".
Além disso, acrescentou o autarca, "este projeto e esta parceria teve um impacto muito significativo na vida destas pessoas, no que diz respeito à sua autoestima e consequentemente, na sua capacitação e nos seus processos de autonomização".
"Uma vez que a resposta pública nacional, ao nível da saúde oral, é muito insuficiente torna-se fundamental reforçarmos as respostas municipais de rastreio, tratamentos e reabilitação oral, pelo que entendemos ser fundamental dar continuidade a esta parceria", realçou o responsável pelo pelouro da Coesão Social.
Sensibilização nas escolas
O Município firmou ainda outro protocolo com a mesma entidade na área da educação, dando, assim, seguimento a outro projeto, centrado nas escolas públicas da cidade.
"Conscientes da importância e necessidade de desenvolver nas crianças, desde cedo, hábitos e promoção de saúde oral", o Município tem vindo a dinamizar, desde 2012, o projeto "Aprender a Ser Saudável", lembrou Fernando Paulo.
"Temos desenvolvido nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e nos jardins de infância da rede pública da cidade, um programa de sensibilização e informação sobre higiene oral com ações de promoção de saúde e prevenção de doenças orais", frisou o vereador da Educação.
O responsável pelo pelouro destacou, ainda, que "a escovagem diária dos dentes nas escolas, atividades lúdicas e rastreios são apenas alguns exemplos do que este projeto leva às escolas da rede pública da cidade", o que permite contribuir, "de forma significativa, para a criação de hábitos saudáveis e para a melhoria da saúde oral das nossas crianças".
"Com a renovação deste protocolo, reforçamos o nosso compromisso com o bem-estar dos mais jovens, garantindo que crescem com uma melhor qualidade de vida e que, desde cedo, aprendem a importância de cuidar da sua saúde, preparando-se para um futuro mais saudável e consciente", concluiu Fernando Paulo.