Economia

Município do Porto recebe prémio Cidades Europeias do Futuro do Financial Times

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O prémio para a estratégia de atração de investimento do Município do Porto, reconhecida pela fDi Intelligence, do Financial Times, que a colocou no topo das Cidades Europeias do Futuro, foi entregue ao presidente da Câmara, Rui Moreira, e ao vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente. A cerimónia, que contou também com a presença do vereador do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, Pedro Baganha, decorreu no âmbito do MIPIM, que reúne esta semana, em Cannes, mais de seis mil investidores e instituições financeiras internacionais.

Neste momento, a estratégia municipal atrai talento, startups e empresas internacionais, num trabalho que vem sendo desenvolvido pela InvestPorto, a divisão municipal especializada na atração e facilitação de projetos de investimento direto, nascida de uma visão política que tem o investimento como pedra basilar da estratégia de desenvolvimento para a cidade. Só em 2022, o Município foi capaz de captar para a cidade cerca de 433 milhões de euros em investimento direto, mais do dobro do ano anterior, potenciando 1380 empregos diretos. Daí, no ranking do Financial Times, o Porto ter liderado na categoria "FDI strategy – Large cities", à frente de cidades como Birmingham ou Manchester (Inglaterra), Glasgow (Escócia), Antuérpia (Bélgica), Katowice (Polónia), Izmir ou Adana (Turquia), Gotemburgo (Suécia) e Bilbao (Espanha).

Para a atribuição deste prémio foram comparadas as estratégias de promoção de investimento de 90 cidades e regiões, considerando critérios como o perfil e o número de investimentos estrangeiros atraídos nos últimos 12 meses, os setores de atividade em maior crescimento e os resultados das políticas locais em matéria de atração de talento, resiliência energética e sustentabilidade.

Antes de alcançar o topo das Cidades Europeias do Futuro do fDi Intelligence, o Porto já havia conquistado a 8.ª posição em 2018/19, a 5.ª na edição de 2020/21 e o terceiro lugar no pódio no ranking apresentado pelo Financial Times na última edição, 2022/23.

Atrair investimento para a região

O presidente da Câmara e o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo marcam presença no MIPIM, maior evento mundial dedicado ao mercado imobiliário, que se realiza, esta semana, em Cannes. Numa estratégia conjunta da marca Greater Porto, Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos tentam atrair investimento para toda a região.

Desde que a Greater Porto foi criada, os três municípios da Frente Atlântica assumiram um diálogo colaborativo no debate de estratégias conjuntas e na captação de investimento, construindo um futuro partilhado. A participação no MIPIM procura, igualmente, criar oportunidades para fomentar e reforçar alianças territoriais. Os presidentes das três autarquias vão, por isso, participar em iniciativas, como a conferência "Building Territories of the Future", com os autarcas de Málaga e de Madrid.