Sociedade

Município do Porto procura soluções inovadoras para fazer face a problemas sociais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Estão abertas as candidaturas à primeira edição do Laboratório de Inovação Social. Ideias que ajudem no combate ao isolamento dos idosos, à vulnerabilidade dos jovens que saem do acolhimento residencial e à desinserção das pessoas com deficiências podem ser submetidas até 30 de julho.

As soluções apresentadas a concurso devem ser novas soluções de âmbito conceptual, processual, produto e/ou serviço, ainda não implementadas na cidade do Porto.

Ao longo das várias fases do programa, os candidatos vão ter oportunidade de desenvolver as suas propostas desde um estado embrionário até à consolidação como projeto a pôr em prática.

Poderão candidatar-se pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, instituições de ensino superior e de investigação, alunos ou investigadores, setor empresarial, incluindo empresários em nome individual, associações sem fins lucrativos, instituições sociais e organizações (ambientais, culturais ou outras) e outras entidades.

O júri do concurso irá selecionar as 20 melhores soluções para participar num “bootcamp”, onde os candidatos escolhidos serão capacitados para os processos de empreendedorismo e inovação social.

Das equipas participantes no bootcamp, até dez irão integrar a fase de aceleração, onde, durante dois meses, vão conhecer o terreno e o problema a que querem dar resposta e desenvolver um plano para execução de um piloto que permita testar a sua solução.

Destas equipas, até cinco serão selecionadas para entrar na fase de incubação, onde, ao longo de seis meses, vão pilotar e testar a solução que desenharam, com acesso a mentoria, a um espaço de trabalho na cidade, capacitação e financiamento.

O programa culmina com a apresentação pública das soluções desenvolvidas a potenciais financiadores e ao resto da comunidade. O Laboratório de Inovação Social, dinamizado pelo Centro de Inovação Social do Porto, pretende, assim, assegurar a continuidade da implementação dos projetos que tenham comprovado potencial de impacto.

Mais informação disponível na página oficial da Câmara do Porto.