Turismo

Município participa em encontro de territórios jacobeus em Santiago de Compostela

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O caminho que une o Porto a Santiago de Compostela viveu uma nova etapa com a participação do Município no IACOBUS MUNDI, o encontro de cidades e territórios jacobeus que promove a troca de conhecimentos na gestão da mobilidade dos fluxos de peregrinação e turismo.

A vereadora do Turismo e Internacionalização integrou, ao lado de cidades como o Cacém e Braga, mas também da própria Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, a mesa redonda que trouxe à conversa o tema “Portugal e a memória de Santiago: recuperação e gestão dos caminhos jacobeus, a peregrinação a Compostela e o turismo cultural”.

Reconhecendo a importância do produto “Caminhos de Santiago” para a cidade do Porto, atualmente o terceiro local de partida mais escolhido para início do percurso e o principal em território português, Catarina Santos Cunha levou ao encontro o trailer da série “Santiago”, que conta com o apoio do Município.

Neste intercâmbio de saberes e de valorização da memória histórico-cultural jacobeia, a vereadora lembrou também como o Porto tem-se envolvido na certificação dos caminhos, assim como na promoção de iniciativas abrangidas pelo Ano Santo.

Recorde-se que o Parque da Cidade recebeu a exposição “Percorrer o Tempo. Visões Contemporâneas do Caminho”, com o retrato de dez fotógrafos sobre o percurso.

No ano em que o Albergue de Peregrinos do Porto regista o número mais elevado de peregrinos, Catarina Santos Cunha destacou o papel que os Caminhos de Santiago desempenham, desde a Idade Média, “no desenvolvimento das diversas culturas que integram a identidade europeia e a importância dos fluxos de peregrinação para o desenvolvimento e a ligação às comunidades locais”.