Sociedade

Município do Porto lamenta a morte do fotógrafo Luís Ferreira Alves

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

livro_exposicao_luis_ferreira_alves_03.jpg

Porto.

A Câmara do Porto lamenta o falecimento do fotógrafo Luís Ferreira Alves, no sábado, aos 84 anos, vítima de doença prolongada. O funeral realiza-se nesta terça-feira, dia 12, às 17 horas, no Tanatório de Matosinhos.

Luís Ferreira Alves foi fotógrafo de arquitetura, trabalhando recorrentemente com nomes como Fernando Távora, Eduardo Souto de Moura ou Álvaro Siza Vieira. Em 2013, foi o primeiro fotógrafo a ser distinguido como Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos.

Em 2016, o fotógrafo publicou um livro sobre a sua longa colaboração com Souto Moura: "Luís Ferreira Alves - Fotografias em Obras de Eduardo Souto de Moura". E mais recentemente, no ano passado, a Casa da Arquitetura, em Matosinhos, fez uma exposição sobre Peroguarda, uma aldeia no Alentejo, com fotografias de Luís Ferreira Alves, captadas nos anos 58 e 59, onde o autor compareceu apesar de já estar doente.

Em julho de 2015, Luís Ferreira Alves foi agraciado pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro. Foi também convidado a fotografar o processo de reabilitação do Mercado do Bolhão, provavelmente um dos seus últimos registos fotográficos presenciais.