Inovação

Município do Porto investe no desenvolvimento de competências de inovação dos trabalhadores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Considerando a inovação como um dos seus pilares estratégicos, a Câmara do Porto promoveu uma sessão de aprendizagem e desenvolvimento desta competência nos seus trabalhadores. A formação foi ministrada em parceria com o Porto Innovation Hub.

Os participantes foram desafiados a trabalhar em profundidade o tema da inovação, contactando com ferramentas que serão úteis no seu contexto profissional. O objetivo é que as novas competências adquiridas sejam capazes de criar impacto positivo no desenvolvimento da cidade e na relação com os munícipes.

Os trabalhadores tiveram contacto com estratégias de inovação e a oportunidade de participar num momento de prototipagem. Depois da apresentação de um dado problema, puderam trabalhar na sua resolução, experimentar novas técnicas e abordagens.

A equipa do Porto Innovation Hub – plataforma lançada para fomentar o potencial da inovação na cidade com impacto direto na melhoria de qualidade de vida dos cidadãos – partilhou ainda com os trabalhadores importantes ferramentas para as equipas explorarem novas técnicas de identificação e contextualização de oportunidades e desafios; compreenderem comportamentos dos cidadãos, colegas e stakeholders no geral para encontrar alternativas de soluções que criem valor para todos; pensarem protótipos de soluções para as necessidades identificadas; e, por fim, experimentarem métodos para validação dessas soluções.

Em abril, os trabalhadores já haviam participado no apelidado Dia da Inovação, centrado no Plano de Gestão e Valorização de Dados, que pretende servir de base para o desenvolvimento de uma cultura organizacional de tomada de decisão apoiada em dados (data-driven decision making).

A inovação nas férias de Natal

Aproveitando a pausa letiva do Natal, a Câmara do Porto, através da Direção Municipal dos Recursos Humanos, alargou o convite aos filhos dos trabalhadores, com o objetivo de os familiarizar com a temática da inovação e do empreendedorismo.

Novamente em parceria com o Porto Innovation Hub, a autarquia dinamizou dois workshops para os jovens entre os 15 e os 17 anos, permitindo que explorassem ferramentas de identificação de problemas e compreendessem como se faz o desenho de soluções, com uma abordagem focada na Inovação e no desenvolvimento do espírito empreendedor.

Com o apoio de empreendedores do ecossistema tecnológico do Porto como Liliana Castro, da Fes Agency, Portuguese Women in Tech e Mad Panda, Ricardo Alves, da OH!MY Snacks e Diogo Pinto, da Taikai, trabalharam conceitos como a curiosidade, a empatia e a capacidade de aprender com os erros.