Ambiente

Município inicia projeto de recuperação e doação de computadores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

IT_Services_EU_Projeto_reboot_01.JPG

IT Services EU

A Câmara do Porto dá mais um passo na aposta numa cidade baseada na economia circular, justa e responsável e lança projeto de recuperação, reparação e partilha de computadores com entidades com projetos sociais. Sob o lema «Repara o teu computador. Transforma o mundo», o ReBOOT é uma iniciativa financiada pelo programa EEA Grants “Asprela + Sustentável”.

Os computadores reparados serão, depois, entregues a entidades com projetos sociais e organizações que tenham necessidades específicas deste tipo de equipamentos.

Além de permitir poupar dinheiro e recursos naturais, a iniciativa procura promover a partilha de conhecimento e o acesso aos ambientes digitais. Para isso, o ReBOOT conta com parceiros como a Porto Digital, a Porto Ambiente, a European Recycling Platform Portugal, a LIPOR e a Circular Economy Portugal e o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, da Universidade Portucalense e da UPTEC.

Qualquer empresa ou particular poderá entregar os equipamentos para reparação no Serviço Municipal de Metrologia, Centros de Educação para a Sustentabilidade, Ecocentro da Prelada, Ecocentro das Antas ou nos locais da Rede Crew da LIPOR, ou agendar a sua recolha. Para isso, basta preencher o formulário de entrega.

Através de sessões de formação e eventos – os Repair Café - , e com o apoio da Recycle Geeks, o ReBOOT vai capacitar as pessoas para que possam, elas próprias, diagnosticar e reparar os seus computadores ou outros disponibilizados.

Enquanto as sessões têm lugar na UPTEC, na Asprela, às segundas e quartas-feiras, entre as 18 e as 21 horas, os Repair Café serão organizados nas instituições que apoiam o projeto no decorrer do ano letivo e anunciadas com a antecipação necessária. As inscrições devem ser feitas através de formulário.

Os resíduos resultantes deste fluxo (peças irrecuperáveis, carcaças, etc…) serão entregues à LIPOR e, assim, encaminhados para reciclagem e/ou valorização.

Ao fomentar a reparabilidade e estender a vida útil dos recursos, o Município acredita estar a contribuir para um dos pilares do roadmap para a economia circular “Porto, Cidade Circular em 2030”.

Todas as informações sobre o projeto podem ser esclarecidas através do endereço de correio eletrónico reboot@asprelamaissustentavel.pt.

O ReBOOT está associado ao programa Asprela + Sustentável, financiado pelo EEA Grants, cujo trabalho passa por áreas como as comunidades de energia renovável, a mobilidade sustentável, a eficiência energética e a economia circular. O objetivo é criar um laboratório vivo de descarbonização naquela zona da cidade.

Além do projeto de recuperação de computadores, faz ainda parte do Asprela + Sustentável o projeto Good Food Hubs, que tem já oito meses de implementação e que contribui para uma alimentação mais saudável, sustentável e justa no Pólo da Asprela.