Mobilidade

Município do Porto e Ordem dos Engenheiros empenhados nas melhores práticas de mobilidade urbana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara Municipal do Porto e a Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) organizaram “À Boleia da Mobilidade”, iniciativa que serviu de reflexão, debate e partilha sobre a atual e futura mobilidade que se pretende para a cidade. Esta ação coincidiu com a Semana Europeia da Mobilidade 2022.

“À Boleia da Mobilidade” foi o tema escolhido para palestras técnicas que trouxeram até à Ordem dos Engenheiros várias medidas e projetos recentes do Município do Porto, no âmbito da mobilidade urbana.

O presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, Bento Aires, abriu o programa de palestras, lembrando a importância de iniciativas conjuntas entre o Município e a Ordem para poder-se pensar a cidade e a qualidade de vida dos munícipes. A sessão de abertura contou ainda com a intervenção de André Brochado, adjunto do pelouro dos Transportes da Câmara Municipal do Porto.

No final de cada bloco de palestras houve tempo para debate, conduzido pela coordenadora do Colégio de Engenharia Civil – Norte, Teresa Braga Barbosa. Já o encerramento coube ao vereador do pelouro do Urbanismo e Espaço Público e do pelouro da Habitação, Pedro Baganha, que assinalou a vontade, por parte da autarquia, de continuar com esta aproximação entre as duas instituições.

A iniciativa, que coincidiu com a Semana Europeia da Mobilidade 2022, abordou temas como o planeamento de transportes, a gestão de tráfego e o planeamento urbano, bem como a modernização em curso de sistemas ao serviço do controlo da fluidez da circulação viária e na estratégia de ordenamento constante no Plano Diretor Municipal, aprovado no ano passado.