Educação

Município do Porto disponibilizou mais bolsas de estudo Porto de Conhecimento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_estudantes.jpg

Filipa Brito

A edição 2022 (para iniciar o ano letivo 2022/2023) do programa municipal “Porto de Conhecimento” destaca-se das anteriores por ter tido o maior número de bolsas de estudo em oferta, o maior número concedidas e o maior número de candidaturas.

Nesta edição foram disponibilizadas 74 bolsas de estudo: 54 para a frequência de licenciatura, 11 para mestrado, oito para curso técnico superior profissional e uma para a frequência de mestrado integrado. O valor e a abrangência das bolsas de estudo são variáveis de instituição para instituição.

Candidataram-se a esta medida de apoio 58 estudantes, tendo sido admitidos 31 candidatos, assim distribuídos: 28 a licenciatura e três candidatos a mestrado. Depois de analisadas as candidaturas foram atribuídas bolsa de estudo a 22 candidatos.

O programa municipal Porto de Conhecimento começou a ser dinamizado em 2008, apenas com uma bolsa, sendo que, desde 2018, passou a oferecer um número alargado de bolsas, registando, em 2020, a adesão ao programa de todas as instituições de ensino superior privado da cidade, o que permitiu colocar a concurso, em 2021, 70 bolsas. A edição deste ano do programa municipal ultrapassou todos os indicadores até aqui registados.

Promovido pela Câmara do Porto para fomentar a prossecução de estudos no ensino superior de jovens em situação de vulnerabilidade económica e promover uma efetiva igualdade de oportunidades, o programa conta com a parceria das diversas instituições de ensino superior privado e cooperativo da cidade, e tem como objetivos a capacitação e qualificação do potencial jovem e a sua fixação no território, como estratégia de renovação do tecido social.