Habitação

Município do Porto compra seis habitações para reforçar oferta de arrendamento acessível

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_imovel_arrendamento_acessivel_rua_central_francos.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto adquiriu as seis habitações de um prédio devoluto na Rua Central de Francos e vai agora proceder à sua reabilitação. Objetivo é colocar os fogos (que possuem garagem e áreas que rondam os 100m2), prontos a habitar até ao último trimestre deste ano em regime de arrendamento acessível.

A compra do imóvel representa um investimento de 1,8 milhões de euros, com financiamento 100% reembolsável, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, aprovado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Esta ação insere-se na estratégia do Município do Porto para a área da Habitação, que prevê uma atuação integrada e abrangente, promovendo soluções adequadas às circunstâncias dos cidadãos, quer no âmbito do arrendamento acessível quer no âmbito do arrendamento apoiado.

Até 2026, a Porto Vivo, SRU, empresa municipal de reabilitação urbana, vai promover a reabilitação de 146 casas e disponibilizá-las para arrendamento, com rendas, pelo menos, 20% inferiores aos valores praticados no mercado.

Paralelamente, e ainda no âmbito do arrendamento acessível, a empresa vai continuar a promover, regularmente, o programa Porto com Sentido, que resulta da sinergia entre proprietários e autarquia e que, até ao momento, aumentou em 185 o número de fogos que constituem o espólio do Município para solucionar a necessidade de agregados habitacionais de classe média.

No 19.º concurso de arrendamento acessível, a decorrer até dia 6 de março, estarão a sorteio 15 casas com tipologias a variar entre T0 e T3.