Economia

Município do Porto com a maior participação de sempre no MIPIM 2022

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_MIPIM_dia_14_46.JPG

Miguel Nogueira

O Município do Porto estará presente no MIPIM 2022, que decorre na cidade francesa de Cannes, de 15 a 18 de março. A autarquia estará no stand E.50, no piso -1 do Exhibition Hall, um local privilegiado junto à entrada da exposição principal daquela que é a maior feira de imobiliário da Europa, e ponto de passagem para os mais de 17 mil visitantes previstos. Numa área superior a 2000m2, o MIPIM 2022 vai contar com a presença de representantes de 100 países, 3800 empresas e mais de 480 oradores.

“Vamos ocupar uma área de 66m2, com um ambiente inovador e tecnológico, preparado com duas zonas distintas: exposição e reuniões. Acreditamos que temos o melhor espaço para apresentar o Porto e continuar a captar investimento para a cidade, dando seguimento a toda a estratégia que tornou possível fazer do Porto um dos principais destinos turísticos e um hub de negócios global”, afirma Ricardo Valente, vereador da Câmara do Porto com o pelouro das Finanças, Economia e Emprego.

O Porto está a experienciar uma transformação muito profunda na sua infraestrutura e espaços públicos. O Município está empenhado numa reconstrução da cidade, caracterizada por uma aposta numa estratégia de sustentabilidade, conduzindo a que se torne numa das cidades mais habitáveis e com maior qualidade de vida da Europa. Após ter desafiado empresas e investidores privados para uma participação conjunta no MIPIM 2022, o Município está agora focado em tornar esta participação numa oportunidade para estabelecer ligações e parcerias com os visitantes, entre os quais se encontram os principais players da indústria imobiliária, assim como conhecer as novas tendências do setor.

“Esta é uma oportunidade única que não queremos desperdiçar. Temos uma localização perfeita, e ao longo dos quatro dias do MIPIM 2022, temos várias reuniões agendadas com potenciais investidores e esperamos que o nosso espaço continue a captar a atenção dos visitantes com interesse em conhecer a cidade e as suas oportunidades de investimento”, reforça Ricardo Valente.

Ao longo da edição de 2022 do MIPIM, subordinada ao tema Driving Urban Changes, o Porto irá promover várias dinâmicas, entre as quais se destaca uma conferência realizada em conjunto com a cidade de Lisboa e que conta com a participação dos presidentes de ambas as autarquias, como oradores principais, convidando ao debate sobre a estratégia e vantagens competitivas num contexto pós-Covid. Na conferência Leading Urban Transformation in Post-Pandemic Times as duas cidades vão dar espaço no debate para a comunicação de estratégias, abordar oportunidades de investimento e perspetivar as melhores práticas adotadas no contexto pós-pandemia.

O Tasting Porto. com happy hours para momentos de networking e a presença no Political Leader´s Summit, um encontro entre decisores políticos, no qual o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, será um dos roundtable leaders, são outras das iniciativas a levar a cabo.

O MIPIM 2022 será também palco da cerimónia de entrega dos prémios fDi. A cidade do Porto vai receber o galardão pelo terceiro lugar no ranking de cidades europeias do futuro do Financial Times, na categoria de “Best fDi Strategy Mid-Sized Cities”. Os prémios “fDi European Cities and Regions of the Future” são entregues no dia 15, segundo dia do MIPIM 2022.