Habitação

Município do Porto atribuiu em média mais de uma casa por dia em 2021

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_visita_3_bairros_RM_FP_66.jpg

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto, através da empresa municipal Domus Social, entregou em média mais de uma casa por dia durante o ano passado a famílias à espera de habitação. No total, entre transferências e novas atribuições, 401 agregados viram as condições de vida melhoradas com a entrega de um novo lugar para morar.

A zona ocidental da cidade foi a que registou maior número de casas atribuídas, num total de 171 fogos, seguida das 115 habitações entregues tanto na zona oriental como no centro.

As tipologias das habitações concedidas ilustram a diversidade da composição dos agregados familiares contemplados. A tipologia mais atribuída em 2021 foi T2, com 141 habitações. 137 dos fogos entregues foram de tipologia 1, 102 de tipologia 3 e foram ainda atribuídos 21 apartamentos de tipologia 4.

Antes de ser morada de uma nova família, cada fogo desocupado recebeu obras de beneficiação no seu interior, asseguradas pela Domus Social, de modo a que fosse entregue aos próximos inquilinos nas melhores condições.

O parque habitacional público municipal da cidade do Porto é composto por 50 complexos habitacionais, nos quais residem cerca de 30 mil pessoas. Em junho do ano passado, depois de um processo de reabilitação, 68 novas casas começaram a ser entregues na zona das Carvalheiras, na Lapa, e no antigo bairro dos CTT, em Pereiró.

Recorde-se que um dos objetivos do Executivo Municipal expressos no novo Plano Diretor Municipal (PDM) é precisamente o reforço da oferta de habitação existente na cidade.

As candidaturas a habitação pública municipal ou pedidos de transferência podem ser realizados através do Gabinete do Inquilino Municipal.