Desporto

Município do Porto atribui 107 mil euros a 29 atletas de alta competição

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

João Vieira foi o primeiro atleta português a conseguir um título europeu em karaté. Conquistou, no ano passado, durante o Campeonato da Europa da modalidade (na República Checa), a medalha de ouro de Kata. Carla Oliveira é atleta de boccia e conquistou o quarto lugar nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020. Dois dos 29 atletas apoiados pelo programa anual de patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo, lançado pelo Município do Porto para permitir a criação de condições para a evolução e realização plena das suas carreiras desportivas (incluindo desporto adaptado).

Esta terça-feira, nos Paços do Concelho, os atletas assinaram os primeiros contratos de patrocínio, numa cerimónia presidida pela vereadora da Juventude e Desporto. "Estou certa de que o apoio financeiro agora concedido vos permitirá ir mais longe, nas vossas prestações e objetivos desportivos, dignificando uma cidade com fortes tradições no desporto, como é a nossa", sublinhou Catarina Araújo, que estava acompanhada do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo.

Para a vereadora do Desporto, "faz todo o sentido apoiar-vos, financeiramente, garantindo melhores condições materiais e desportivas para competirem entre a elite internacional, nomeadamente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos".

Os 107 mil euros de apoio global, atribuídos aos 29 atletas de alta competição, não são, na perspetiva de Catarina Araújo, uma despesa. Bem pelo contrário, "são, inequivocamente, um investimento. No sucesso desportivo de um grupo de notáveis atletas, na valorização e competitividade do desporto nacional, na projeção internacional da cidade do Porto e do país, no exemplo que estes atletas representam para as novas gerações", acrescentou.

Relembrando que o Município do Porto tem vindo a incentivar e a apoiar a prática desportiva na cidade – "convicto de que o desporto não se esgota na sua vertente puramente competitiva", disse –, a vereadora da Juventude e Desporto garantiu que "o apoio ao desporto de alta competição constitui um dos pilares da política desportiva" do atual executivo. "Em resultado, o desporto e a atividade física na cidade registaram um assinalável desenvolvimento nos últimos anos", frisou, apontando a criação de novas infraestruturas e equipamentos desportivos, a requalificação de espaços desportivos já existentes, a realização de novos programas desportivos informais, a organização de eventos desportivos de dimensão nacional e internacional e a crescente competitividade e êxito desportivo dos atletas concelhios como exemplos da política desportiva municipal.

Atletas destacam importância do apoio municipal

Não é por estar confinada a uma cadeira de rodas que Carla Oliveira não luta por bons resultados desportivos. Formada em Ciências da Educação, atleta de Desporto Adaptado do FC Porto, representa Portugal ao mais alto nível. Já soma medalhas de ouro, no Open Mundial Poznan, na Polónia em 2015, e no Campeonato da Europa de 2017. Conquistou também uma medalha de prata no Open do Canadá, em 2019, e duas medalhas de bronze, uma individual e outra de pares, no Campeonato da Europa de 2021.

Não tem dúvidas que este apoio da Câmara do Porto vai significar "uma melhoria nas condições de treino, se calhar no material desportivo". "Todos os apoios que conseguimos ter na preparação para os nossos objetivos desportivos são fundamentais. Sendo este o primeiro é um marco histórico, também na cidade, ao estar abrangida e incluída num patrocínio desta magnitude", confessa.

João Vieira tem 15 anos e é atleta do Centro de Karaté Goju-Ryu do Porto (CKGP). O ouro conquistado no Campeonato da Europa de Karaté valeu-lhe a subida ao terceiro lugar no ranking mundial. Revela que é "o primeiro apoio" que recebe e logo do município da sua cidade. "É mais uma escada que consigo dar nos meus sonhos. Há um monte de situações que nos puxam sempre para trás. Este apoio da Câmara do Porto vai ser mais aquele por cento para atingir os nossos objetivos", sublinha.

Para além de Carla Oliveira e João Oliveira assinaram contratos de patrocínio os seguintes atletas: Ana Catarina Nogueira, Catarina Vilela, João Caiano e Benedita Terroso (atletas do padel), Mafalda Pires de Lima, Diogo Fonseca e Costa, Tomás Pires de Lima, Pedro Fonseca e Costa e Luísa Passos Peres (vela), Angélica André, Mariana Cunha, Francisco Montes, Inês Dubini (natação), Catarina Ramos Flor, Lia Lemos, Guilherme Almeida, Bernardo Rocha (atletismo), Mafalda Correia da Costa, José Pedro Nogueira, Gabriela Alves (ginástica), Pacal Teixeira, Diogo Madu (skate), Renato Pereira (taekondo), Rita Marques (karaté), Manuel Machado (surf), Francisco Vilaça (ténis) e Madalena Lages (ginástica rítmica).