Sociedade

Município distinguido pelas boas práticas na área da Juventude

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Estrategia_uventude.jpg

Filipa Brito

O Município do Porto foi distinguido com o Prémio Boas Práticas Erasmus+ 2021. A escolha partiu da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação em reconhecimento do projeto Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto, que promoveu a participação jovem na coprodução da Estratégia da Juventude do Porto 4.0.

O projeto, desenvolvido pela Câmara do Porto com o apoio do programa Erasmus+ e do Conselho Nacional de Juventude, promoveu laboratórios participativos, envolvendo 189 intervenientes, entre jovens, técnicos e decisores.

Foi-lhes apresentado o desafio de definir o conceito de Juventude, a abordagem à juventude, os valores, a missão, a visão, os objetivos da juventude do Porto e a caixa de ferramentas da Estratégia da Juventude do Porto 4.0.

A vereadora com o pelouro da Juventude afirma que “o grande objetivo era reforçar a participação jovem e as competências da cidadania através de um diálogo construtivo, e a colaboração entre jovens, decisores políticos, técnicos municipais”.

“Foi um projeto super desafiante para todos”, acredita Catarina Araújo, com a certeza de que “os jovens perceberam que podem e devem participar nos processos de decisão locais”. “E nós, Câmara do Porto, percebemos melhor as necessidades e as aspirações dos jovens, construímos confiança com eles e com as organizações da Juventude”, acrescenta.

No final do projeto, 66% dos participantes admitiram que este foi o seu primeiro contacto com a Câmara do Porto, 93% reconheceram ter desenvolvido competências de cidadania, e 95% referiram as competências pessoais e sociais.

Para o futuro, a vereadora da Câmara do Porto afirma que “queremos aproveitar o Ano Europeu da Juventude e reforçar a colaboração com a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação na promoção dos valores europeus e na melhoria contínua do programa Erasmus+”.

Entre as diversas organizações envolvidas na elaboração da Estratégia da Juventude do Porto 4.0 esteve a Federação Académica do Porto. Para a sua presidente, “esta é uma estratégia que sentimos como verdadeiramente nossa”. “Foi um projeto verdadeira e ativamente construído com os jovens e para os jovens, respondendo a um conjunto de objetivos que eles conseguem influenciar”, defende Ana Gabriela Cabilhas.

Os Prémios Boas Práticas “distinguem as organizações cujos projetos apresentaram extraordinária qualidade e representam uma boa prática no Erasmus+ em Portugal. O impacto dos projetos, a sua transferibilidade e inovação são alguns dos critérios qualitativos da avaliação. Além disso, também é tida em conta a sustentabilidade, comunicação e gestão financeira dos projeto”, refere a organização.