Sociedade

Município disponibiliza 150 mil euros para ajudar instituições sociais a adquirir viaturas elétricas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto formalizou, esta terça-feira, a ajuda, no valor total de 150 mil euros, a 16 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e equiparadas da cidade para a aquisição de viaturas 100% elétricas. Os protocolos foram assinados entre os representantes legais de cada uma das instituições e o vereador da Educação e da Coesão Social da autarquia, Fernando Paulo.

Esta ajuda financeira é dada no âmbito da Linha de Apoio à Aquisição de Veículos Elétricos, aprovada pelo Executivo municipal, com o intuito de minorar as dificuldades das entidades da economia social e solidária decorrentes da pandemia da Covid-19 e agravadas pela guerra na Ucrânia.

“Estas entidades continuam a desempenhar uma função de extrema relevância, pois desenvolvem respostas de apoio direto para franjas vulneráveis da população, designadamente o serviço de apoio domiciliário, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus utentes e, consequentemente, promovem a coesão da cidade em múltiplas vertentes”, explicou ao Porto., o responsável político.

Fernando Paulo sublinhou, também, a meta da neutralidade carbónica na cidade até 2030, reiterada pelo Pacto do Porto para o Clima, sendo este um “apoio relevante para potenciar a transição energética no seio das instituições do terceiro setor, nomeadamente através da mobilidade elétrica”.

António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, uma das instituições signatárias do protocolo, referiu que esta tranche financeira representa “a possibilidade de desenvolver mais a valência de apoio domiciliário, com condições de trabalho mais eficazes” e de ajudar, simultaneamente, a Santa Casa no caminho da descarbonização. "Estas viaturas fazem muita falta, são sinal de modernização e um traço distintivo no serviço prestado”, disse o provedor.

Também o padre Manuel Brito, presidente da Obra Diocesana de Promoção Social, outra das instituições beneficiárias, referiu, no final da cerimónia de assinaturas dos protocolos, que este “é um apoio muito significativo, porque nos vai ajudar na valência de apoio domiciliário e vai reforçar os meios para podermos servir melhor as pessoas nos seus domicílios. São cerca de 250 utentes espalhados por toda a cidade”.

A linha de apoio financeiro permitirá às 16 instituições adquirir 30 viaturas elétricas e surge como complemento ao programa Mobilidade Verde Social, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que financia, até ao limite máximo de 25 mil euros, a aquisição destes veículos.