Inovação

Município dinamizou Dia da Inovação dentro de portas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto realizou, nesta segunda-feira, um evento online dirigido aos seus trabalhadores, totalmente dedicado à inovação no município. Apelidou-o de Dia da Inovação e preencheu-o com uma série de debates e workshops.

Nesta edição, que partiu de uma iniciativa do Porto Innovation Hub coordenada pela Associação Porto Digital, o tema central foi o Plano de Gestão e Valorização de Dados que pretende servir de base para o desenvolvimento de uma cultura organizacional de tomada de decisão apoiada em dados (data-driven decision making).

Fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, que envolveu as mais variadas áreas funcionais do município, o plano teve como prioridade a exploração do potencial das ferramentas de análise e trabalho com base em dados. Ao reformular o modo como os dados são encarados, cumpriu-se o objetivo de contribuir para um funcionamento mais eficiente dos serviços e da operação de toda a cidade.

Assim, o evento, em formato digital, contou com um conjunto de oradores que, por um lado, apresentaram projetos específicos desenvolvidos no seio da Câmara do Porto e, por outro lado, lançaram as bases para uma reflexão e discussão sobre a relevância da estratégia do município para a valorização de dados.

A abertura foi assegurada por Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, seguida de uma conversa informal e moderadamente provocatória entre Miguel de Castro Neto, professor auxiliar e subdiretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), e de Rui Coutinho, diretor-executivo do Center for Business Innovation da Porto Business School (PBS).

Seguiu-se a participação de responsáveis autárquicos - da empresa municipal Porto Ambiente à Proteção Civil e Mobilidade e Transportes - que apresentaram projetos das respetivas áreas, que envolvem recolha, tratamento e análise de dados.

Por fim, elementos da equipa da Proteção de Dados do município juntaram-se a Paulo Calçada, administrador executivo da Associação Porto Digital, para apresentar a estratégia de valorização de dados da cidade.

Já durante a parte da tarde, realizou-se um workshop sob o tema “Introdução à análise de dados abertos da cidade do Porto”, que desafiou os participantes a passarem da teoria à ação.

Durante todo o dia procurou-se explorar a forma como os dados são fundamentais do desenho de serviços inovadores, mas acima de tudo, examinar os instrumentos disponibilizados para garantir que a plataforma criada se desenvolve de forma sustentável, alinhando a necessidade de rigor na gestão da informação com a necessidade de abertura de dados, fundamental para garantir a transparência na gestão dos serviços e a incrementação da sua eficiência.

Mais do que uma visão estratégica, a plataforma agora lançada pretende dar visibilidade a um largo conjunto de projetos concretos que têm sido desenvolvidos. É o caso da ferramenta “Drivers”, desenvolvida pela Porto Ambiente, que dá apoio na operação de recolha de resíduos; ou ainda a plataforma de gestão ambiental, que auxilia a Proteção Civil Municipal na monitorização de fenómenos meteorológicos em tempo real, através de uma rede de sensores instalada na cidade, assim como, a plataforma de gestão de operadores de transportes suaves na cidade.