Ambiente

Câmara dá início aos trabalhos de manutenção no Parque da Asprela

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Depois da passagem do direito de superfície e gestão da Universidade do Porto para a Câmara Municipal, esta deu já início aos trabalhos de manutenção do Parque Central da Asprela.

Inaugurado em 2022, o novo espaço verdade da cidade foi uma das grandes apostas do Município do Porto na adaptação aos efeitos das alterações climáticas. A sua criação teve como objetivo principal a mitigação da ocorrência de cheias e inundações, garantindo, deste modo, a proteção de pessoas, bens e de infraestruturas, nomeadamente a linha do Metro.

Com seis hectares meticulosamente planeados, o parque oferece uma paisagem exuberante, com ribeiras a céu aberto, percursos pedestres e cicláveis e mais de 900 novos exemplares arbóreos.

Compromisso ambiental e inovação

O Parque Central da Asprela é mais do que um espaço verde, é um ponto de ligação para todo o campus universitário e a restante comunidade. É um espaço para todos, um local de encontro, de atividades desportivas e lazer, que promove a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental.

Este não é apenas um parque, trata-se também de um compromisso ambiental e inovação, concretizado como uma solução inteligente para os desafios ambientais. Com soluções de base natural, como bacias de retenção, o parque não só minimiza as inundações como também promove a renaturalização das linhas de água da ribeira da Manga e da Asprela, contribuindo para a adaptação às alterações climáticas.

O Parque Central da Asprela não é apenas um espaço verde, é também um legado para as futuras gerações. Com investimento em sustentabilidade e adaptação climática, pretende-se construir um Porto mais verde, mais resiliente e mais acolhedor para todos.

gco_manutencao_parque_asprela_2024_03.jpg