Educação

Município dá as boas-vindas a mais de 1000 trabalhadores das escolas públicas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Mais de 1000 trabalhadores não docentes da rede pública de escolas do concelho participaram numa sessão de acolhimento promovida pelo Município do Porto e que teve como objetivo fomentar uma cultura de proximidade e compromisso.

Na sessão, que decorreu na Escola Básica de 2.º e 3.º CEB Manoel de Oliveira, na quarta-feira, o vereador da Educação da Câmara do Porto referiu “que conta com o empenho de todos os trabalhadores para a contínua melhoria do serviço prestado diariamente nas escolas públicas da cidade”.

Fernando Paulo destacou, também, o trabalho conjunto desenvolvido pelo pelouro dos Recursos Humanos, tutelado pela vereadora Catarina Araújo, e o pelouro da Educação que permitiu que todos os trabalhadores transferidos do Ministério da Educação [no âmbito da descentralização de competências] “fossem incorporados no universo do Município do Porto, passando a beneficiar de seguro, medicina e segurança no trabalho, formação e qualificação regular”.

“Irão continuar a ser implementadas iniciativas motivadoras para os trabalhadores e que promovam o seu desenvolvimento, bem-estar e equilíbrio”, disse.

A iniciativa, organizada conjuntamente entre Direção Municipal de Educação e da Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização, contou também com a participação das diretoras municipais da Educação e Gestão de Pessoas e Organização, Otília Paula e Salomé Ferreira, respetivamente, além do diretor do Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira, Nuno Carvalho.

No âmbito das iniciativas de abertura no novo ano letivo estão a decorrer sessões de acolhimento ao pessoal não docente a desempenhar funções nas escolas da rede pública do concelho sob o lema "A Escola que nos Une: Juntos no Regresso”. Nesses encontros são abordadas e explicadas temáticas de interesse geral como a segurança e saúde no trabalho, o portal de assiduidade, as medidas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, a formação e desenvolvimento, o sistema de gestão da qualidade e o sistema de gestão ambiental.

Previstas mais ações de formação para os trabalhadores não docentes

No decorrer 2023 e 2024 estão previstas 14 ações de formação distintas, que irão totalizar mais de 100 edições, dirigidas aos mais de 1000 trabalhadores, nomeadamente: necessidades educativas específicas; estratégias pedagógicas de promoção para a inclusão na escola; relacionamento interpessoal; inglês nas escolas; suporte básico de vida pediátrico; alimentação saudável, higiene e segurança alimentar; comunicação nas escolas; atividades e jogos pedagógicos; comunicação orientada para o cliente: contexto escolar.

Recorde-se que, no âmbito da descentralização de competências, desde 1 de abril de 2022 que o Município do Porto assume a gestão do pessoal não docente das escolas públicas.

Assim, estão alocados às escolas da rede pública do concelho, 1129 trabalhadores, sendo 857 assistentes operacionais 239 assistentes técnicos, cinco chefes de serviços da administração escolar, 13 coordenadores técnicos e 15 encarregados operacionais.