Mobilidade

Município conclui correção nas caldeiras das árvores na Rua do Dr. Aarão de Lacerda e em Antunes Guimarães

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto concluiu mais duas intervenções nas caldeiras das árvores na Rua do Dr. Aarão de Lacerda e na Avenida do Dr. Antunes Guimarães, continuando a trabalhar no restabelecimento das condições de circulação pedonal nos passeios.

Os trabalhos de correção nestas duas artérias enquadram-se numa intervenção mais alargada de melhoria geral das acessibilidades pedonais. A Câmara do Porto tem em curso, desde o início deste ano, uma empreitada que visa a reparação de passeios, o rebaixamento de travessias com a colocação de pavimentos táteis, assim como o redimensionamento e requalificação da área envolvente aos troncos das árvores, denominada caldeira.

Estas intervenções permitirão o crescimento sustentável das espécies arbóreas existentes no espaço público, ao mesmo tempo que garantem que este se torna mais acessível, eliminando barreiras à circulação pedonal e criando condições de circulação em segurança às pessoas com limitações ao nível das funções visuais, através da aplicação de sinalética e pavimentos táteis no espaço público exterior.

Todas as intervenções planeadas têm uma forte componente ambiental, destacando-se a reutilização direta de materiais pré-existentes, a consideração de materiais e soluções construtivas respeitando os índices adequados de permeabilidade dos solos, assim como o incentivo à criação e conservação dos espaços verdes.

As intervenções na Avenida do Dr. Antunes Guimarães e na Rua do Dr. Aarão de Lacerda contemplaram o rebaixamento de seis travessias pedonais e a requalificação de 164 caldeiras de árvores, numa extensão total de 1.660 metros.

Encontra-se ainda em curso a intervenção na Rua de Hernâni Torres e Rua de Aval de Cima, num total de 340 metros, na qual se prevê a requalificação de 36 caldeiras de árvores.

Terminada está a intervenção na Rua de São João de Brito, onde para além do restabelecimento das condições de acessibilidade, os trabalhos envolveram também a requalificação e redimensionamento de 79 caldeiras de árvores.

As intervenções realizadas e em curso representam um investimento total de 194.625 euros.

Este trabalho vem na continuação do que tem sido desenvolvido pela Câmara do Porto, que em 2019 procedeu à requalificação de um total de 225 caldeiras de árvores em 15 artérias da cidade, dando prioridade à compatibilização entre o espaço público e o património arbóreo.