Habitação

Município compra dois prédios para aumentar oferta de arrendamento acessível

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

São 20 as casas que vão ser disponibilizadas para arrendamento acessível depois de reabilitados os prédios agora adquiridos pelo Município do Porto, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do 1.º Direito. Os prédios situam-se nas ruas 9 de Abril e Matias de Albuquerque.

O prédio localizado na freguesia de Paranhos – Rua 9 de Abril –, que representa um investimento superior a 1,9 milhões de euros, dará origem a 12 habitações. Quanto ao edifício comprado na freguesia de Campanhã, possibilitará acrescentar oito casas ao espólio de arrendamento acessível, através de um investimento superior a 1,7 milhões de euros. Em ambos os casos, o valor do investimento é, integralmente, financiado pelo PRR.

Quanto às intervenções a decorrer em ambos os edifícios, a previsão é de que estejam concluídas no último trimestre de 2024.

Já este ano, em fevereiro, a autarquia adquiriu um prédio com seis fogos na Rua Central de Francos para aumentar a oferta habitacional na cidade, prevendo-se que a reabilitação deste edificado esteja concluída já no último trimestre de 2023.

Decorrente da estratégia de robustecimento do mercado de arrendamento acessível, foram ainda adquiridas 3 casas, prontas a habitar, localizadas na Rua do Monte Alegre, Travessa do Covelo e Rua de Honório Lima.

Simultaneamente, e para a mesma finalidade, de aumentar o espólio de habitação em regime de renda acessível, prevê-se a aquisição de mais 10 frações, seis com contrato-promessa já assinados e quatro em vias de formalização.

Até 2026, a Porto Vivo, SRU, empresa municipal de reabilitação urbana, vai promover a reabilitação cerca de 200 casas e disponibilizá-las para arrendamento, com rendas, pelo menos, 20% inferiores aos valores praticados no mercado.