Urbanismo

Município avança com a requalificação da EB / JI dos Correios

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Escola Básica e Jardim de Infância dos Correios recebe, a partir desta semana, os trabalhos que permitirão a requalificação geral, bem como a ampliação e melhoria dos espaços existentes.

A reabilitação do edifício, datado da década de 40, passará pela substituição da cobertura, pinturas interiores e exteriores, execução de novo pavimento, reabilitação dos tetos falsos, substituição das armaduras de iluminação e criação de sanitários, inclusive para mobilidade condicionada.

A intervenção vai permitir o aumento da capacidade da escola para seis salas de 1.º ciclo e duas de jardim de infância, num total de 194 alunos. Ainda nas salas de aula, serão introduzidos pios, remodeladas as armaduras de iluminação, melhoradas as condições de ventilação natural, revistos os acumuladores de calor, colocadas infraestruturas para quadros interativos e incrementados os espaços de arrumação.

Além destes, está também contemplada a ligação interior entre as duas alas da escola, através de acessos para o exterior a partir dos recreios cobertos. Serão, ainda, remodeladas as zonas do refeitório e da copa, incluindo a substituição dos equipamentos auxiliares de cozinha.

Um novo edifício de apoio será construído, nas imediações do topo sudoeste do existente, que acolherá a portaria, uma zona coberta para a receção dos alunos, uma sala polivalente e, ainda, instalações sanitárias com zona de vestiário e balneário. No primeiro piso deste novo edifício vai funcionar a biblioteca da escola.

Os espaços exteriores e do recreio serão alvo de intervenção, incluindo a substituição do pavimento do recreio, a instalação de um novo parque infantil e a colocação de papeleiras, bebedouros, bancos e mesas.

Assegurada pela GO Porto, a empreitada representa um investimento municipal na ordem dos 1,3 milhões de euros e tem como prazo de execução 365 dias, ou seja, um ano. Durante este período, os alunos da Escola Básica dos Correios serão transferidos para a EB António Aroso, em Aldoar.

De recordar que esta obra é aguardada desde 2021, quando o projeto de reabilitação, de autoria do atelier de arquitetura CREA, foi apresentado à comunidade escolar. Desde então, decorreram três concursos públicos para a contratação da empreitada, não sendo adjudicados os dois primeiros, um por falta de propostas e, o outro, pelo candidato não ter, em fase de habilitação, cumprido com os requisitos legais exigidos para a celebração do contrato.