Turismo

Município atribui selo de excelência “Confiança Porto” aos primeiros sete alojamentos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_confianca_porto.jpg

DR

O Porto Vivo, Home of the Poet, Hotel Eurostars Oporto e quatro Ruby Charm Houses (7, 8, 11 e 12) obtiveram a pontuação exigida pelo programa municipal de reconhecimento “Confiança Porto”. O estabelecimento hoteleiro e os seis alojamentos locais solicitaram uma avaliação técnica da qualidade do serviço que prestam e tornaram-se os primeiros a poder agora exibir o selo de excelência.

A proposta levada à reunião privada de Executivo na manhã desta segunda-feira é sustentada pela vontade da Câmara do Porto em reconhecer “a importância de valorizar, de forma crescente e cada vez mais consistente, a qualificação da oferta do alojamento turístico da cidade”.

“O Município do Porto pretende que o Turismo na cidade seja voltado para o futuro, o que implica afirmar o Porto como um destino sustentável e de confiança”, pode ler-se no documento assinado pelo vereador com os pelouros do Turismo e Comércio, Ricardo Valente.

Considerando o regulamento do “Confiança Porto” como sendo “único no país”, o vereador admitiu que a resposta ao programa municipal de reconhecimento “tem sido crescente”, o que “demonstra o reconhecimento que os estabelecimentos turísticos fazem ao programa”.

Depois destes primeiros sete estabelecimentos com selo de excelência, Ricardo Valente acredita que outros se seguirão. “As ações de formação que têm sido dadas e o pipeline que temos de estabelecimentos levam-nos a assumir que iremos ter um número significativo de estabelecimentos turísticos na cidade que vão procurar a certificação com o “Confiança Porto””, afirmou na reunião.

A proposta foi aprovada com as abstenções da CDU e do Bloco de Esquerda. Ambos os partidos afirmaram encontrar a necessidade de o regulamento incluir informação relativa à sustentabilidade laboral e às relações de trabalho.

“O critério da responsabilidade social deveria ser também incluído para que a “Confiança Porto” pudesse ser total nestes estabelecimentos. Parece-me fundamental a forma como tratamos as pessoas”, sustentou o vereador bloquista, Sérgio Aires. Para o vereador Ricardo Valente, “a questão social e laboral cabe nas leis nacionais e não devemos nós entrar por essa questão”.

Em abril, o “Confiança Porto” deu início a ações de formação dirigidas a proprietários de alojamentos turísticos, e contou com mais de 450 inscrições. De forma gratuita, a formação compreendeu um leque de temáticas relacionadas com requisitos de gestão, acolhimento, serviço de limpeza, equipamentos e infraestruturas, manutenção e ambiente, segurança e envolvente.