Ambiente

Município associa-se à campanha "Vamos Reinventar o Plástico"

  • Notícia

    Notícia

#fib_escultura_spider_carb_trindade_08.jpg

Filipa Brito

O Município do Porto associa-se à campanha de sensibilização "Vamos Reinventar o Plástico", promovida pelo Pacto Português para os Plásticos, que pretende sensibilizar os consumidores portugueses para uma utilização responsável deste material. O objetivo é mobilizar a sociedade no processo de transição para uma economia circular dos plásticos em Portugal, que continua a beneficiar das características do plástico, sem impactos no ambiente.

Reconhecendo o impacto negativo dos plásticos de uso único nos ecossistemas e na saúde, o Porto comprometeu-se a eliminar progressivamente a aquisição e uso de plásticos de uso único nos serviços e atividades municipais (garrafas de bebidas, copos e outros), a promover a redução de plásticos de uso único nos eventos e, através do exemplo, espera inspirar outras entidades e os cidadãos. Além disso, o Município continuará a atuar na adequada gestão de resíduos, na sensibilização e no apoio à transição para uma economia circular.

Encontram-se já implementadas algumas medidas concretas de redução de plástico, como a promoção e uso da água da torneira, a promoção do copo único em eventos, seja a Queima das Fitas ou Festa anual (piquenique) de colaboradores da Câmara do Porto, a promoção de plástico reciclado em alguns dos documentos - como por exemplo a capa da Eco-Agenda 2019-2020, que é artesanal e elaborada com 100% de plástico (polipropileno) reciclado - e ainda a implementação de estudos do uso de plásticos de uso único nos serviços da autarquia, com o objetivo de desenhar um Plano de Ação para a Redução e Eliminação de Plásticos de Uso Único dentro dos edifícios e serviços municipais.

Algumas destas medidas têm já um impacto significativo, tendo permitido ao Porto eliminar 5,3 toneladas de plástico, e identificar 3,4 toneladas onde é possível atuar a curto prazo.

Pacto Português para os Plásticos

O Município do Porto é um dos membros do Pacto Português para os Plásticos, uma plataforma colaborativa liderada pela Smart Waste Portugal, que reúne os diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico, para alcançar um conjunto de metas ambiciosas até 2025:

- Definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação, através de redesenho, inovação ou modelos de entrega alternativos (reutilização);

- Garantir que 100 % das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;

- Garantir que 70 % ou mais das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, aumentando a recolha e a reciclagem;

- Incorporar, em média, 30 % de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;

- Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

O Pacto Português para os Plásticos visa assim, solucionar, na origem, os problemas associados ao plástico, em direção a uma economia circular dos plásticos.

Saiba mais sobre a campanha "Vamos Reinventar o Plástico" em www.pactoplasticos.pt.