Sociedade

Município assinalou Dia Mundial do Coração

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No passado dia 29 de setembro assinalou-se o Dia Mundial do Coração, celebração anual que tem por objetivo informar e sensibilizar a população sobre as doenças cardiovasculares. Alinhado com a necessidade de evitar mortes prematuras por doenças cardíacas, o Município do Porto, através do seu Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, promoveu dois eventos neste âmbito.

O primeiro, na manhã do dia 29, decorreu na Piscina Municipal da Constituição, integrando também a Semana Europeia do Desporto. Tendo como mote os benefícios da prática de atividade física para a saúde cardiovascular, esta iniciativa, aberta a toda a comunidade, deu a conhecer aos participantes o seu próprio risco cardio-metabólico e a importância de controlar os fatores de risco modificáveis como hábitos alimentares, atividade física e tabagismo.

Na manhã do dia 30, mantendo o coração como protagonista, o Município e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) dinamizaram, na Piscina Municipal Eng. Armando Pimentel, o Salva-Corações, um evento de mass training em suporte básico de vida, para disseminação do ensino de manobras de ressuscitação cardiopulmonar na população, através do treino, local e direto, de competências básicas que visam o reconhecimento e a pronta atuação de qualquer cidadão numa situação de emergência.

O evento contou com mais de uma centena de participantes, sobretudo jovens da cidade, que na manhã de sábado aprenderam, de uma forma muito prática, como atuar e contribuir para salvar vidas, fortalecendo a comunidade do Porto.