Sociedade

Município assinala Dia Mundial das Hepatites Virais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Dia Mundial das Hepatites Virais é assinalado, esta quarta-feira, com uma série de iniciativas. O Município do Porto associa-se também às atividades promovidas pelo Programa Nacional para as Hepatites Virais, em conjunto com parceiros locais.

Em antecipação decorreu já esta quarta-feira, na Praça Carlos Alberto, uma ação dirigida ao público em geral e que contemplou a realização de testes rápidos das hepatites B e C, bem como sessões de Elastrografia Hepática (avaliação ao estado do fígado). A iniciativa contou com a presença da vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Catarina Araújo, testemunhando assim a importância que o Município do Porto dá a este tipo de questões.

Ainda neste âmbito, o Palacete dos Visconde Balsemão está, simbolicamente, iluminado com a cor amarela, nas noites de 27 (ontem) e 28 (hoje).

O Programa Nacional para as Hepatites Virais pretende assinalar, durante uma semana, o Dia Mundial das Hepatites, este ano sob o mote “As hepatites não podem esperar”, através de iniciativas em diferentes partes do país. Tem com objetivo principal o atrair a atenção da população em geral para este tema, aumentando a consciencialização sobre as hepatites virais e influenciar alterações nos hábitos de vida, fundamentais para a prevenção e resposta ao tratamento destas patologias.

Atendendo ao facto do Porto ser uma "Fast Track City" (Cidades na Via Rápida para Eliminar o VIH/Sida) desde 2017, localmente, esta iniciativa enquadra-se na Estratégia “Porto, Cidade Sem Sida”, que, em dezembro último, renovou o seu compromisso com as metas para o VIH (que passaram a 95-95-95), assumindo também uma abordagem compreensiva que visa a eliminação de outras infeções, tais como as hepatites virais e a tuberculose.