Sociedade

Município assinala Dia Mundial da Saúde com várias iniciativas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_corrida_ossos_saudaveis_017.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto promoveu diversas ações para assinalar o Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de abril, iniciativas que se prolongam durante esta semana e são dirigidas a vários públicos.

Para os trabalhadores foi realizado um webinar focado nos direitos e deveres, literacia e acessibilidade em saúde. O webinar, desenvolvido a pensar no bem-estar dos trabalhadores contribuiu, ainda, para alertar para o papel de cada um na promoção da saúde, designadamente através da adoção de estilos de vida saudáveis.

Na sessão, conduzida pelo Departamento Municipal de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida e Juventude e pela Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a navegabilidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS), rastreios de base populacional e acesso ao cheque dentista. Foram também esclarecidas questões relacionadas com as novas regras de avaliação e de certificação de incapacidade.

A vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto e Recursos Humanos, Catarina Araújo, considerou que "o bem-estar físico e mental dos nossos trabalhadores é uma prioridade fundamental para nós. Webinars como o que foi realizado demonstram um esforço contínuo para criar um ambiente de trabalho saudável e, acima de tudo, garantir o acesso à informação por parte dos trabalhadores".

Para os munícipes foi lançado um desafio - com destaque para os mais jovens - que convida a refletir sobre a sua saúde, através da resposta ao repto "Tenho mais saúde quando...". A participação está disponível aqui.

Também ao longo desta semana serão dinamizados peddypapers, dirigidos a públicos de diferentes idades, desde crianças a seniores, que incluem atividades ludo-pedagógicas sobre temáticas como: literacia e acessibilidade à saúde, alimentação e hidratação, atividade física, saúde mental, uso das tecnologias, entre outras, suportadas nos quatro eixos estratégicos do Plano Municipal de Saúde do Porto.

OMS define "A minha saúde, o meu direito" em 2024

A Organização Mundial de Saúde (OMS) assinala, anualmente, o Dia Mundial da Saúde e, em 2024, o tema escolhido é "A minha saúde, o meu direito". O objetivo é convocar entidades e países para uma reflexão alargada sobre o direito à saúde, numa perspetiva do acesso à prestação de cuidados de qualidade, sem esquecer a importância basilar que a prevenção primária.

Em 2021, Portugal situava-se em 9.º lugar nos países da Europa que apresentavam menor despesa anual em saúde preventiva, gastando-se, em média e por cada residente, 73€ por ano - menos 60% da média da UE (185€), segundo o Eurostat.

A este propósito, Catarina Araújo destaca a "necessidade de investimento em saúde, a montante, ao nível da prevenção primária", defendendo que "há muito a fazer e os prestadores de cuidados de saúde cada vez terão menos capacidade para trabalhar a prevenção primária, dada a pressão crescente para o tratamento, sendo, por este motivo, essencial que todos as entidades envolvidas percebam que o paradigma mudou e que não é onde se trata a doença que vai conseguir promover a saúde".

A responsável evidencia, neste âmbito, que "os municípios podem e devem ser parte da resposta e liderar o processo", sendo que "no Município do Porto, a saúde promove-se todos os dias, e não apenas a 7 de abril".