Proteção Civil

Município assinala Dia da Proteção Civil com lançamento de um jogo didático

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_simulacro_escola_basica_pasteleira_24.jpg

Filipa Brito

Com o propósito de celebrar o Dia Internacional da Proteção Civil, assinalado nesta segunda-feira, dia 1 de março, o Município do Porto criou um jogo didático para as crianças que estudam no concelho, com o intuito de as sensibilizar para várias situações de risco.

Face ao atual Estado de Emergência, e na impossibilidade de dinamizar as habituais atividades lúdicas presenciais junto dos alunos das escolas básicas do Porto, o município não quis deixar passar a data em branco e decidiu assinalar o dia com a criação de um jogo de perguntas para crianças dos 6 aos 10 anos de idade.

As questões que integram o jogo foram elaboradas a partir do Referencial de Educação para o Risco - documento editado pelo Ministério da Educação e Ciência -, e foram enviadas para todos os estabelecimentos de ensino básico públicos e privados da cidade. O objetivo é sensibilizar para as várias situações de risco e contribuir para que as crianças, em particular, conheçam e adotem comportamentos de autoproteção adequados.

Ao mesmo tempo, e porque a brincar é possível crescer em idade e conhecimento, a Proteção Civil Municipal inicia hoje, de forma simbólica, uma nova fase na atividade de sensibilização que passará pela criação de jogos digitais. O jogo em questão, e os que se seguirão, serão disponibilizados para que os mais jovens possam executar sozinhos, com amigos, ou em família, contribuindo assim para a consolidação de uma cultura de segurança na sociedade, através de iniciativas que possam dar a conhecer a atividade da Proteção Civil, os riscos naturais, tecnológicos, bem como as respetivas medidas de autoproteção.

No ano passado, a Câmara do Porto assinalou a data com um conjunto de simulacros realizados ao longo do mês de março, que envolveram o Batalhão dos Sapadores Bombeiros, a Proteção Civil Municipal, a PSP, a Polícia Municipal, as direções municipais da Mobilidade e do Ambiente, representantes das Juntas de Freguesia e ainda outros elementos de estruturas municipais, numa perspetiva multidisciplinar. Pretendia-se destacar o papel ativo que as várias valências e cidadãos podem e devem ter na proteção e segurança coletiva, tendo sido ainda realizadas atividades de sensibilização direcionadas para os alunos do ensino básico público da cidade.

Em Portugal e no mundo, o propósito da comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil - instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) a 1 de março -, é o de consciencializar os vários países para a importância da proteção civil, prestando um tributo a todos os agentes que atuam neste campo. Além disso, a efeméride procura ainda promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes, próprias das sociedades mais desenvolvidas.