Inovação

Município assinala Dia da Inovação com olhos nas pessoas e na transversalidade dos projetos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Para assinalar o caminho trilhado e procurar, e conjunto, formas de conquistar novas metas no âmbito da transição digital, o Município do Porto assinalou, pela terceira vez, o Dia da Inovação. Sessão decorreu esta sexta-feira na Porto Innovation Hub sob o tema “Da Cultura da Inovação à Transição Digital”.

“Desde 2013, temos procurado que o ADN esta casa, do universo municipal, estivesse ligado à inovação, um tema que transforma as cidades”, começou por sublinhar o vice-presidente da Câmara do Porto.

Filipe Araújo, que tutela a Inovação e Transição Digital do Município, fez referência à ação de formação “Inovação e Intraempreendedorismo” que a autarquia está a promover junto dos dirigentes municipais e que procura levar os serviços a “incorporar cada vez mais a inovação no nosso dia-a-dia”, numa lógica de cocriação também com entidades externas, encontrando “mecanismos que potenciem a produtividade e sirvam melhor os cidadãos”.

Sublinhando como “os projetos do Município são cada vez mais transversais”, além do “número de projetos internacionais para os quais temos contribuído e que nos colocam à prova”, o vice-presidente deixou a ideia de que “as cidades inteligentes têm sido definidas não pelas empresas, mas pelos trabalhadores dos municípios, que são quem melhor conhece as necessidades das pessoas”.

Inovar, parar, saborear, recomeçar

Convidado para esta sessão, o diretor da COTEC Portugal, Jorge Portugal, deixou uma nota de destaque ao trabalho desenvolvido pela Câmara do Porto, lembrando que “a inovação é um trabalho de equipa, de persistência, de longo prazo e de grande dispêndio de energia”.

Desmistificando a ideia de que os setores público e privado não são dissociáveis, o responsável da Associação Empresarial para a Inovação sublinhou que o “negócio” das autarquias é “criar serviços para uma cidade atrativa” e que isso “não é diferente do negócio das empresas”. “É preciso olhar para fora, para as dores e as necessidades de quem servimos”, afirmou Jorge Portugal, e “utilizar os recursos dos outros para nosso benefício, criar mais interação, mais oportunidades de conhecimento”.

O diretor geral da COTEC reforça, no entanto, como “as coisas se tornam obsoletas muito rapidamente e novas necessidades aparecem”, enfatizando a importância de “parar para saborear as vitórias, evitar o burnout”, dosear a energia. “Sempre que pensarem em inovar vão enfrentar receios, ideias velhas de alguém. É como caminhar no nevoeiro, passo a passo, comunicar e criar confiança. A disrupção até pode ser perigosa”, concluiu Jorge Portugal.

O Dia da Inovação contou ainda com dois painéis dedicados à partilha de experiências e encontro de novas práticas entre pares. Salomé Ferreira, da área de Gestão de Pessoas e Organização, Pedro Pombeiro, do Planeamento e Gestão Ambiental, e Isabel Moreira da Silva, da área de Comunicação e Promoção, debruçaram-se sobre “Desafios de Futuro: Sustentabilidade, Comunicação e Talento.

O tema da “Co-Criação no Município” proporcionou uma mesa redonda com a participação de Teresa Stanislau, da STCP Serviços, e Olga Maia, responsável dos Serviços ao Munícipe.

Inovação municipal no World Urban Forum das Nações Unidas

Ainda em contexto de inovação e transição digital, o Porto marcou presença no World Urban Forum, a maior conferência global sobre urbanização sustentável, iniciativa das Nações Unidas, que decorre até esta sexta-feira, na Polónia. A Porto Digital participou na rubrica “Voices from Cities”, dando a conhecer as boas práticas da cidade no que diz respeito à “Governança Colaborativa e Ecossistemas de Inovação”.

A agenda contou com uma sessão dedicada à discussão da inovação e cocriação no contexto do trabalho desenvolvido por cidades como Amesterdão, Barcelona, Gliwice, Milão e Porto, promovida pela rede europeia “100 Intelligent Cities Challenge”. Perante uma plateia de 153 países e cerca de 14.500 pessoas (online e presencial), Município apresentou exemplos como o Explore.Porto ou o Porto Innovation Hub.