Habitação

Município arrenda mais sete casas com valores 20% abaixo do mercado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_habitacao_Miragaia.jpg

Miguel Nogueira

Arranca esta quarta-feira, 22 de março, o 20.º concurso para arrendamento acessível. As habitações disponibilizadas pelo Município do Porto localizam-se na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, freguesias de Paranhos, Ramalde e União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos.

Nesta edição do programa de arrendamento acessível são disponibilizadas sete casas, com áreas privativas a variar entre os 40 e 112m2, a valores, pelo menos, 20% inferiores aos praticados no mercado de arrendamento. Dos fogos agora colocados no mercado, três fazem parte de uma operação de reabilitação realizada pela Porto Vivo, SRU, que, na sua totalidade, permitirá aumentar o espólio habitacional em 14 novas habitações, situadas em pleno Centro Histórico, trabalhos que representam um investimento de 1,8 milhões de euros.

Todos os dados relativos às habitações podem ser consultados na plataforma eletrónica disponível na página da Porto Vivo, SRU, através da qual deverão também ser submetidas as candidaturas ao concurso, até às 18 horas do dia 31 de março. As candidaturas podem, em alternativa, ser apresentadas, de forma presencial, no Gabinete da Habitação Acessível, situado na Loja de Cidadão das Antas. As condições de acesso podem ser consultadas na página da empresa municipal.

Este conjunto de habitações apresentado a sorteio encontra-se em áreas que potenciam a fruição da vida urbana que o Porto tem para oferecer.

Na cidade do Porto, o espólio habitacional disponibilizado para arrendamento acessível resulta de imóveis que são propriedade do Município e também de casas originárias do programa Porto com Sentido, que se carateriza por aumentar a oferta de habitação no mercado de arrendamento acessível, enquanto promove a atração e fixação de habitantes na cidade, através da atribuição de casas a valores cerca de 20% inferiores aos praticados no mercado de arrendamento.

Desde a municipalização da Porto Vivo, SRU, já foram inseridas no mercado de arrendamento acessível 192 habitações.