Educação

Município aproveita o Dia Internacional da Juventude para desafiar os jovens a ativar projetos sustentáveis

  • Notícia

    Notícia

#fib_juventude_porto.jpg

Filipa Brito

O Município do Porto celebra hoje o Dia Internacional da Juventude 2020 e aproveita a ocasião para lançar um desafio: quer descobrir os projetos que os jovens e organizações de juventude da cidade estão a desenvolver para ativar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O desafio é simples. O Município do Porto pede aos jovens ou organizações juvenis da cidade que digam qual ou quais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas, que estão a trabalhar, através de um pequeno vídeo, inferior a 30 segundos, ou então de uma foto, que deverá ilustrar o projeto.

Seja qual for o formato, a publicação das redes sociais, nomeadamente no Instagram, deve conter as hashtags #youthupporto #YouthDay #Youth4GlobalAction #SDG16, além da identificação da @cmporto, @UN4Youth, e da própria organização.

2020 é o ano marcado pelos 75 anos da Carta das Nações Unidas e é também um ano charneira, já que a comunidade internacional tem exatamente uma década para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assim, a Organização das Nações Unidas estabeleceu como tema para este Dia Internacional da Juventude o "Compromisso Jovem para a Ação Global" ("Youth Engagement for Global Action").

Por isso, aproveitando o lema e também a coincidência de neste ano se completarem 20 anos sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude do Porto, o Município pretende dar visibilidade aos projetos desenvolvidos por jovens neste domínio.

"Sabemos que o Porto é uma cidade amiga dos jovens, com mais de uma centena de organizações de juventude, vários projetos de inclusão jovem, com jovens comprometidos com a sua cidade e o mundo.

Queremos aproveitar o Dia Internacional da Juventude 2020 para reafirmar que a juventude é um recurso estratégico para a cidade e por isso contamos com todos os jovens e organizações de juventude para cocriarmos a Estratégia da Juventude do Porto 4.0 e continuarmos a reforçar a participação jovem, a democracia, a cidadania global e a Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", destaca a vereadora com o Pelouro da Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

O Dia Internacional da Juventude é celebrado em todo o mundo a 12 de agosto, para dar visibilidade aos jovens e às políticas de juventude.

Esta iniciativa das Nações Unidas resulta da 1.ª Conferência Mundial de Ministros da Juventude, realizada em Portugal, em 1998, tendo o 20.º aniversário originado a cogestão de nova conferência mundial que produziu a "Declaração Lisboa+21".