Ambiente

Município apresenta Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade relativo ao próximo ano letivo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_arvore_dos_desejos.jpg

Filipa Brito

O Município do Porto apresenta, no próximo dia 28 de junho, o Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade 2022/2023. A iniciativa realiza-se às 14,30 horas, no auditório da Escola Básica e Secundária Carolina Michaelis e contará com a presença do vice-presidente e vereador do pelouro do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo.

Para o próximo ano letivo, o Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade do Porto continua a apostar no tema “+ Sustentável“ e tem como principal elemento diferenciador o facto de passar a ser um plano de Educação-Ação, o que significa que o Município está cada vez mais empenhado em estimular a ação para a sustentabilidade, a partir dos estabelecimentos de ensino.

O plano, operacionalizado principalmente pelos quatro Centros de Educação para a Sustentabilidade (CE.ES) do Porto, irá manter projetos inovadores para o ensino profissional e secundário na área das alterações climáticas e economia circular, que, depois de serem implementados em diversas escolas este ano letivo, se revelaram um enorme sucesso: ADAPTA-TE! e R´CIRCULAR. Irá ainda manter as “Hortas Pedagógicas” como uma atividade regular para o ensino pré-escolar e 1.º ciclo e garantirá um apoio cada vez mais próximo às Ecoescolas.

O documento estratégico traz também algumas novidades como a oficina “Liga-te à Natureza”, que se inspira no método de “flow learning” de Joseph Cornell, as atividades de limpeza de praia e de rios e a possibilidade de algumas escolas poderem beneficiar de apoio para instalação de hortas nos seus espaços. Além disso, está prevista uma oferta de oficinas pontuais ao longo do ano para diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 8.º ano de escolaridade, ajustadas com as aprendizagens essenciais para cada nível.

O encontro para a apresentação deste plano é dirigido a diretores e professores de estabelecimentos de ensino público e privado, bem como a outras instituições de âmbito educativo da cidade.

A sessão de apresentação realiza-se no final do presente ano letivo de modo a que os estabelecimentos de ensino e instituições possam conhecer antecipadamente as atividades oferecidas na área da sustentabilidade ambiental, facilitando a preparação para 2022/2023.

O Plano de Educação-Ação para a Sustentabilidade do Porto 2022/2023 apresenta como objetivos principais contribuir para a literacia ambiental, a aquisição de novas competências e o saber fazer, bem como a aprendizagem com e na natureza. No documento há atividades previstas para vários níveis de ensino, sempre enquadradas com as aprendizagens essenciais para cada nível.

A inscrição pode ser feita aqui, até ao dia 27 de junho.