Economia

Município aposta em estratégia de apoio à imersão dos jovens no mercado de trabalho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_speed_recruitment_13.jpg

Miguel Nogueira

O Executivo vota nesta segunda-feira, 2 de maio, a criação do Programa Municipal de Imersão em Mercado de Trabalho. Dirigida a jovens entre os 16 e os 21 anos, a estratégia visa a aproximação de quem vive e estuda na cidade à realidade empresarial e terá um apoio global de 75 mil euros.

De acordo com o documento assinado pelo vereador com o pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, o objetivo do programa é “dar corpo a uma estratégia de ligação entre o sistema de ensino e o mundo empresarial”.

Ao permitir que os jovens estejam mais bem enquadrados no que é e no que procura, atualmente, o mercado de trabalho, será igualmente possível promover “a identificação de talento por parte das entidades empregadoras”, acredita Ricardo Valente.

Com a aprovação do Programa de Imersão em Mercado de Trabalho, o Município do Porto poderá encarregar-se da atribuição de apoios a empresas sediadas na cidade para a criação de estágios profissionais para os jovens.

O vereador sustenta que “o Município do Porto tem como um dos seus objetivos estratégicos fomentar a captação, desenvolvimento e retenção de Talento em áreas fulcrais para a atração de investimento e a dinamização da economia da cidade e da região, bem como desenvolver ações inovadoras no âmbito da formação e do desenvolvimento vocacional e de carreira ao longo da vida, e implementar e/ou acompanhar ações de promoção da empregabilidade”.