Sociedade

Município apoia criação de biblioteca para divulgação do espólio de Óscar Lopes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Associacao_Jornalistas_Homens_Letras_Porto_AJHLP.JPG

Filipa Brito

A Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP) vai criar na sua sede a Biblioteca Óscar Lopes, onde ficará reunido o espólio do professor, vice-reitor da Universidade do Porto e crítico literário. Município aprovou por unanimidade, em reunião privada desta segunda-feira, um apoio de cem mil euros para a realização de obras naquele espaço.

A biblioteca pessoal e espólio do antigo associado e dirigente da AJHLP foi recentemente adquirido pela instituição e nele se encontra, sublinha o documento apresentado pelo presidente da Câmara, “tudo o que de mais significativo se publicou em Portugal a partir dos anos 50 até final do século XX”.

“Além da literatura, estende-se pelos domínios da música, da ciência, artes plásticas, política ou astronomia”, refere Rui Moreira, acrescentando que “a biblioteca é complementada por um vasto espólio que inclui correspondência e anotações variadas, muitas delas inéditas, que permitem estudar com maior rigor a perspetiva do autor sobre a literatura e a língua portuguesas e, ainda, perceber o contexto da segunda metade do século XX, no fascismo e na consolidação do regime democrático”.

De forma a disponibilizar todo o espólio à comunidade em geral e a investigadores, o espaço “necessita de obras para se garantir a conservação e a segurança” dos documentos.

Óscar Lopes foi professor nos liceus Alexandre Herculano e Rodrigues de Freitas e professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se jubilou. Na Universidade do Porto foi vice-reitor e diretor da Faculdade de Letras.

Enquanto crítico literário, publicou em diversos jornais e revistas, com destaque para a Seara Nova, a Vértice e o suplemento literário de O Comércio do Porto. Na proposta levada à votação do Executivo municipal, Rui Moreira reforça que “a História da Literatura Portuguesa, escrita em colaboração com António José Saraiva, e publicada pela primeira vez em 1955, é há muitos anos uma referência para o ensino desta disciplina”.