Proteção Civil

Município apoia Bombeiros Voluntários do Porto a fazer face à inflação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Diogo_Baptista_Bombeiros de Portugal__2022_44.jpg

Diogo Baptista / Arquivo

De forma a ajudar a “sustentar as despesas decorrentes da atividade de proteção e socorro”, o Município do Porto vai atribuir um apoio – no valor total de 60 mil euros – à Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto (RAHBVP). Decisão foi tomada por unanimidade na reunião de Executivo da passada sexta-feira.

De acordo com a proposta, assinada pela vereadora com o pelouro da Proteção Civil, o apoio foi solicitado pela RAHBVP “invocando comprovadas dificuldades na obtenção de receitas, tendo em conta o recente aumento da inflação que está a ser sentido na generalidade, nomeadamente nos encargos fixos e no material consumível que é utilizado pelas corporações de bombeiros”.

Catarina Araújo assume que o Município do Porto “considera que esta disponibilidade permanente de serviço de socorro complementar, na área da proteção e socorro, representa uma atividade de relevante interesse municipal”.

“Sendo uma associação de bombeiros voluntários com presença indelével na cidade”, reforça a vereadora, a RAHBVP “desempenha um papel de relevante interesse público, agindo, em articulação com o Regimento de Sapadores Bombeiros, no reforço da capacidade operacional de resposta no âmbito da proteção e socorro”.

Nas palavras da responsável, o Município reconhece, ainda, que “a RAHBVP, após um período em que, por virtude de conhecidas e públicas vicissitudes internas, não pôde dar integral cumprimento do seu plano de atividades, está hoje, após restruturação interna, em condições de voltar a prestar um serviço de socorro complementar na área da proteção e socorro”, bem como “de garantir os serviços de emergência médica pré-hospitalar, no âmbito do protocolo com o INEM”.

O apoio será efetivado pela transferência, a cada três meses, do valor de 15 mil euros.