Política

Munícipes passam a ter todos os serviços disponíveis através de um só número telefónico

A Linha Porto. é o número único para todos os serviços ao munícipe, que agora estão disponíveis através do 220 100 220. Dá resposta à maior solicitação de atendimento telefónico, que disparou 127% entre março e junho. Os cidadãos podem, através desta linha, obter informações úteis, esclarecer dúvidas sobre procedimentos administrativos e reportar ocorrências.

Os dias em que havia um número para ligar para a Câmara Municipal do Porto, outro para a Águas do Porto, e ainda outro para assuntos da responsabilidade da Porto Ambiente, fazem agora parte do passado. A cidade passou, nesta semana, a dispor de um canal único, simples e direto de contacto entre munícipes e Município, onde se obtêm respostas e resolvem problemas. Para aumentar a familiaridade dos cidadãos com este serviço, a Câmara do Porto vai ainda apostar numa campanha de comunicação, em mupis, para divulgar as principais questões que podem ser resolvidas através da Linha Porto.

O 220 100 220 é o número ao qual todo o Porto passa a estar ligado. Com o lema "A cidade ligada a um número", a Linha Porto. é um contacto de fácil memorização, que mantém uma lógica integrada e efetiva na prestação de serviços de atendimento. Enquadrada na visão estratégica do Gabinete do Munícipe de Nova Geração, a linha agora disponível pretende transformar a forma de relacionamento com o cidadão, multiplicando canais, antecipando problemas e melhorando os serviços.

Através desta linha, os munícipes podem obter informações sobre procedimentos administrativos, andamento de processos e outros esclarecimentos sobre a cidade, mas também reportar ocorrências na via pública (buracos, necessidade de recolha de lixo, animais errantes, entre outros) ou apresentar pedidos de serviço (por exemplo, aparas de jardim). O cidadão será notificado das alterações do estado da ocorrência que tenha comunicado, caso disponibilize um endereço de email.

Da mesma forma, passam a estar acessíveis através deste canal telefónico os assuntos de Urbanismo, da Águas do Porto, e de outras áreas de competência municipal. A Linha Porto. funcionará no horário alargado dos serviços do Gabinete do Munícipe, de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 19 horas.

A Linha Porto. vai igualmente permitir dar resposta ao aumento da procura, nos últimos meses, dos serviços municipais através do atendimento telefónico. Na sequência do confinamento provocado pela pandemia de COVID-19, a média de chamadas atendidas diariamente tem vindo a aumentar: de 340 em março, para 364 em abril, 575 em maio e 773 em junho (mais 127% em comparação com março).

Durante o período de confinamento o Balcão de Atendimento Virtual registou um aumento significativo de procura, através de email e formulários online. O atendimento presencial foi retomado a 11 de março, por marcação prévia.

De fora do âmbito da nova linha municipal ficam as emergências (112, Bombeiros, Polícia Municipal ou Proteção Civil), os assuntos relativos a equipamentos culturais e desportivos (como bibliotecas, museus, teatros ou piscinas), as questões dos inquilinos municipais, fornecedores e contactos institucionais.