Mobilidade

Munícipes com 65 ou mais anos vão ter viagens de táxi por motivos de saúde a dois euros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_taxi_apoio_vacinacao.jpg

Filipa Brito

Será apreciada na reunião de Executivo de segunda-feira, dia 21, uma proposta de alargamento das viagens de táxi a dois euros – medida até agora reservada às deslocações de e para locais de vacinação, no âmbito do combate à pandemia – a qualquer motivo de saúde, para os munícipes com 65 ou mais anos de idade.

“A experiência do serviço de transporte em táxi para o programa de vacinação no âmbito da pandemia”, implementada em parceria com as centrais Raditáxis e Táxis Invicta, teve início em março de 2021 e “permitiu testar o modelo de disponibilização de um serviço de táxi mediante marcação prévia, por um motivo definido, para um conjunto de locais pré-definidos e pelo valor único de dois euros para o munícipe”, pode ler-se na proposta.

“Tendo sido esta iniciativa um sucesso”, a adesão justifica o alargamento a qualquer deslocação por motivo de saúde, para os munícipes com 65 ou mais anos de idade. Esta medida, nota a vereadora dos pelouros dos Transportes, Ação Social e Proteção Civil, Cristina Pimentel, que subscreve a proposta, permite “garantir o acesso dos munícipes a cuidados de saúde de forma simples, especialmente para todos os que têm 65 ou mais anos, minimizando as deslocações em veículo particular.”

Para mais, acrescenta Cristina Pimentel, “o longo período de pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 teve efeitos diretos na diminuição da procura de cuidados de saúde por parte da população, sendo essencial garantir rapidamente a retoma dos níveis de cuidados de saúde a nível de prevenção e diagnóstico”, especialmente na faixa etária em questão.

“O serviço de transporte público em táxi permite uma deslocação confortável para os munícipes com mais de 65 anos, que em muitos casos apresentam limitações ao nível da mobilidade, podendo este serviço ser previamente solicitado por telefone num modelo de transporte a pedido”, aponta a vereadora.

A ser aprovado, o programa Táxi Saúde + 65 permitirá que estes munícipes façam a deslocação entre a residência e os hospitais ou unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde e hospitais privados no Porto em táxi pelo preço correspondente ao bilhete ocasional adquirido a bordo de um autocarro, dois euros. O valor único de dois euros por viagem será aplicável aos munícipes com 65 anos ou mais, portadores de cartão Porto. e até um limite de 12 viagens por ano.

O acordo a celebrar com as centrais Raditáxis e Táxis Invicta será válido pelo período de um ano e implicará um apoio por parte do Município do Porto na ordem dos 265 mil euros.

O serviço estará acessível aos munícipes titulares do cartão Porto., sendo a adesão gratuita. Mais informações em www.cartao.porto.pt.