Educação

“Mundo em pedaços”, filme de animação de alunos do Porto, premiado na Coreia do Sul

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Mundo_pedacos_GIMPO_Festival_Coreia_Sul.jpg

DR

A curta-metragem “Mundo em pedaços”, realizada nas oficinas do CLIA ANILUPA da Associação de Ludotecas do Porto, no âmbito do programa municipal Porto de Crianças, foi premiado no Gimpo International Youth Film Festival (GIYFF), na cidade de Gimpo, na Coreia do Sul.

“Mundo em pedaços”, realizado pelos alunos do 4.º ano da EB Carlos Alberto, no ano letivo 2021/22, recebeu o prémio na categoria competitiva de realizadores de 9-12 anos de idade no GIYFF, que decorreu de 19 a 27 de novembro 2022.

A distinção obtida pelo filme de animação “Mundo em pedaços” vem agora juntar-se aos 48 prémios e menções honrosas já atribuídos a outros filmes em festivais de cinema de animação nacionais e internacionais.

“Mundo em pedaços” é um filme de partilha de pensamentos sobre o mundo em que vivemos. A poluição, a guerra, a pobreza e a desigualdade inquietam as crianças. E se um dia o mundo evaporar? A partir dessas preocupações nasce uma afirmação – nós podemos fazer a diferença!

Este filme foi realizado pelos alunos participantes no projeto Cinema de Animação – uma oferta educativa do Município, integrada do programa educativo municipal Porto de Crianças. No total, já foram produzidos 118 filmes de animação.

Os filmes podem ser visualizados através da Cinemateca Digital ANILUPA, uma plataforma que reúne o património cinematográfico do Centro Lúdico da Imagem Animada ANILUPA.

Para chegar ao produto final – o filme de animação – há um longo processo de experimentação pedagógica e cocriação artística protagonizado por alunos do 1.º ciclo do ensino básico, sob orientação dos técnicos do Centro Lúdico da Imagem Animada/ANILUPA, da Associação de Ludotecas do Porto.

Esses projetos artísticos cinematográficos promovem o valor pedagógico das experiências, com uma forte aposta na recolha de ideias dos alunos e aprofundamento de várias temáticas de cidadania, dos valores da criação e da liberdade artística alicerçadas na escrita, nas expressões plásticas ou outras formas de comunicação.