Cultura

Múltiplos eventos encerram no fim de semana o Cultura em Expansão de 2018

  • Notícia

    Notícia

#Renato_Cruz_Santos_cultura_expansao_encerramento_01.JPG

O programa Cultura em Expansão encerra mais um ano de atividade já no próximo fim de semana com uma série de eventos de entrada gratuita e que terão lugar em Campanhã e no Rivoli.

No sábado, serão apresentados dois projetos de longa duração que foram desenvolvidos na Rua de Miraflor: a plataforma online "Mapa Emocional de Miraflor", às 16 horas no MIRA FÓRUM, e a Orquestra Experimental de Miraflor, às 17 horas na Associação Recreativa Os Malmequeres de Noêda.

Ambas as iniciativas são resultado de um trabalho de Nacho Muñoz, Manuela Matos Monteiro e João Lafuente ao longo dos últimos nove meses, que incluiu a recolha e o registo das memórias relativas ao passado da rua e das novas formas de viver o espaço que foram surgindo ao longo dos últimos anos.

No dia seguinte, domingo, o encerramento do Cultura em Expansão tem por palco o Teatro Municipal Rivoli, onde tem início às 16 horas a exibição da curta-metragem "Cães que Ladram aos Pássaros", de Leonor Teles. Depois dos filmes de Salomé Lamas e João Salaviza nas edições anteriores do Cultura em Expansão, este ano a Câmara do Porto convidou a realizadora Leonor Teles a passar parte do ano em residência artística no Porto e a desenvolver um filme sobre a cidade e os seus habitantes.

Ainda no domingo, às 17 horas, são apresentados também no Rivoli dois concertos que resultam de um trabalho de colaboração entre jovens autores e grupos musicais da cidade: Pedro Augusto, José Cordeiro, João Alves e José Peneda colaboraram com a Orquestra Comunitária de Lordelo do Ouro, através de uma série de pequenas oficinas ao longo do ano, e apresentarão um espetáculo audiovisual onde associam a música à imagem em tempo real; já a banda catalã Za!, que conduziu uma oficina de música, apoiada nas linguagens e teorias de improvisação musical conduzida, apresentará um concerto com o Rancho Folclórico de Ramalde Associação 26 de Janeiro.

Para as sessões de encerramento no Rivoli, a entrada é gratuita mas sujeita a levantamento de bilhete a partir das 14,30 horas.