Cultura

Multiplex 2023 revela filmes perdidos da norte-americana Sara Driver

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Multiplex_Batalha_Centro_Cinema_01.JPG

DR

O Multiplex muda-se para o Batalha Centro de Cinema e dá destaque, este ano, à obra cinematográfica de Sara Driver, depois de uma edição dedicada à obra de Nan Goldin, que decorreu, no Teatro Rivoli, em 2022.

O programa decorre de 30 de maio a 2 de junho e divide-se entre os espaços do Batalha Centro de Cinema, Universidade Lusófona do Porto e Espaço Mira. Presta homenagem à realizadora independente e inclui a exibição de filmes, uma exposição e uma masterclass com a autora. Tudo com entrada livre.

Cineasta associada à cena independente de Nova Iorque e produtora dos filmes de Jim Jarmusch, estreou-se com a curta-metragem “You Are Not I”, em 1981, baseada num texto de Paul Bowles, que esteve perdida durante vários anos. Este será um dos filmes exibido neste programa, para além do mais recente, “Boom for Real – The Late Teenage Years”, lançado em 2017, e dedicado a Jean-Michel Basquiat, amigo de juventude.

Para além destes dois trabalhos, o Multiplex 2023 inclui, ainda, a exibição de outras obras da realizadora, assim como uma masterclass e uma sessão especial com os trabalhos realizados pelos estudantes da licenciatura em Comunicação Audiovisual e Multimédia.

O Multiplex é um projeto anual da Universidade Lusófona do Porto, feito em parceria com o Batalha Centro de Cinema e o Espaço Mira, e é dedicado ao cinema contemporâneo e ao multimédia. A entrada em todas as sessões e atividades é livre.

Programa

30 de maio

Batalha Centro de Cinema
21h15 - “Boom for Real – The Late Teenage Years of Jean-Michel Basquiat”, 2017 (com a presença da cineasta)

31 de maio

Universidade Lusófona do Porto
15h00 - Masterclass de Sara Driver + Exibição de “Bowery – Spring”, 1994

Batalha Centro de Cinema
19h15 - “Sleep Walk”, 1986 (com a presença da cineasta)
21h15 - “When Pigs Fly”, 1993 (com a presença da cineasta)

1 de junho

Batalha Centro de Cinema
19h15 - “You Are Not” + “Strummer”, 1993 (apresentação de Marco Ferreira)
21h30 - “Stranger than Rotterdam with Sara Driver”, de Lewie Kloster / Noah Kloster + “Stranger than Paradise”, de Jim Jarmusch (apresentação de Pedro Flores)

2 de junho

Espaço MIRA
17h00 – Inauguração da exposição dos finalistas da licenciatura de Comunicação Audiovisual e Multimédia

Batalha Centro de Cinema
21h15 – Sessão especial dos filmes dos estudantes da licenciatura de Comunicação Audiovisual e Multimédia