Educação

Múltiplas atividades assinalam o Dia Mundial da Criança

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Hoje, Dia Mundial da Criança, elas são o centro de todas as atenções. Nas escolas e diversas instituições da cidade foram muitas as atividades programadas, a que se associou também o Município do Porto, através da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, contando, em algumas delas, com as presenças dos vereadores da Educação e Coesão Social, Fernando Paulo, e da Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

Depois de uma edição totalmente digital, no ano passado, a Festa da Criança regressa este ano num novo formato: fora de portas, nas escolas do concelho. Para tanto, foi preparado um programa diversificado, com propostas que contemplam música, novo circo, workshops e leitura de contos.

Assim, em algumas escolas é apresentado um conjunto de número de novo circo pela companhia espanhola Fredi & Cia (com “Circanelo”), e a Cia. Vaya com o espetáculo “O”, um quarteto acrobático que entra na mente de uma criança, descobrindo o fluxo dos seus pensamentos e emoções.

Do programa destaque ainda para o espetáculo da companhia The Bukets, uma performance feita por um duo sincronizado de bateristas experientes; do italiano Arsenio Baruffi, com “Atelier de Costura”, espetáculo de manipulação de objetos e teatro de rua, e Los Pepes, um duo de animação que conjuga várias atividades num espetáculo que envolve as crianças e os professores.

Crianças ajudam a construir a Cascata de S. João

Na música, nota para o concerto interativo de Pedro Ribeiro, um espetáculo interativo de nome “Criançada”, em que as crianças são desafiadas a participar com instrumentos e adereços de percussão, e para a atuação do grupo David e os Sem Soninho.

O programa contempla ainda um conjunto de contos e workshops para alunos e professores. A iniciativa leva os contadores Thomas Baak, Saphir Cristal, Kiara Terra, Cândida Luz, Rita Sineiro e Mariana Machado a partilharem sessões de contos com os alunos de diferentes idades das escolas envolvidas no projeto.

Desta atividade constam ainda diferentes workshops a decorrer em vários locais, como o workshop de expressão dramática “O voador”, a partir do conto de António Magalhães, a oficina orientada pela Batucada Radical, uma sessão de construção de papagaios de papel e moinhos de vento, e ainda uma sessão com a ceramista Teresa Branco para a construção de peças em barro que farão parte da Cascata de São João deste ano, no Mercado do Bolhão.

Regresso das "Histórias ao Ouvido" no CMIN

Hoje, comemorou-se também a retoma do projeto “Histórias ao Ouvido”, no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN). Com uma nova imagem gráfica, este projeto, que já soma 15 anos de existência, reiniciou com uma sessão de contos protagonizada pelo narrador Thomas Bakk.

O projeto resulta de uma cooperação institucional entre o Município e o Centro Hospitalar Universitário do Porto e visa a promoção da leitura em contexto terapêutico, numa articulação das bibliotecas municipais do Porto com o Departamento da Infância e do Adolescente do CMIN.

Dirigido às crianças e jovens em internamento ou consulta, diariamente, os dinamizadores asseguram a promoção do livro e da leitura como atividade terapêutica, potenciadora da libertação emocional e da catarse, através de horas do conto, oficinas e outras sessões que potenciam experiências positivas, promotoras das literacias, do lazer e do bem-estar, impulsionadoras de novas perspetivas e soluções para as vivências menos positivas.

Para além das atividades, as bibliotecas municipais disponibilizam também o acesso a coleções documentais adequadas à infância e juventude, assim como garantem o acesso digital e gratuito à plataforma Press Reader, com jornais e revistas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, através da disponibilização de dois tablets, e colaboram na organização da documentação e dos espaços das pequenas salas/bibliotecas existentes no Centro Hospitalar.

Através de histórias animadas pelo pandeiro brasileiro de Thomas Bakk, celebrou-se o Dia Mundial e proporcionou-se uma manhã festiva às crianças e jovens em consulta e internamento no Centro Hospitalar, assim como suas famílias acompanhantes.