Ambiente

Multinacional do setor eólico junta-se ao Pacto do Porto para o Clima

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A celebrar cinco anos desde a sua entrada em Portugal, a dinamarquesa Vestas deu mais um passo no caminho do desenvolvimento de energias mais verdes. Na semana passada, o vice-presidente da Câmara do Porto testemunhou a adesão da multinacional do setor eólico ao Pacto do Porto para o Clima.

Na cerimónia no centro de tecnologia onde a empresa opera, neste momento, a partir de Matosinhos, despois de ter entrado no país, em 2017, pela cidade do Porto, esteve ainda a embaixadora da Dinamarca em Portugal, Maria Nilaus Tarp, o vereador com o pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, o diretor tecnológico regional da Vestas, Federico Gonzalez, o diretor do centro em Portugal, Martin Kaasgaard, e o vice-presidente da autarquia matosinhense, Carlos Mouta.

“Estamos felizes por ter escolhido o Porto como a casa de um dos centros tecnológicos da Vestas”, afirmou o diretor para Portugal, sublinhando como “a proximidade de universidades de alta qualidade, assim como a localização privilegiada na Europa tornam a região um local ideal para nós”.

À medida que o mercado global de energia eólica se expande, a dinamarquesa espera “que este centro se torne um dos maiores centros de I&D do mundo em termos de dimensão e importância”, afirmou Martin Kaasgaard.

O responsável do braço português da multinacional do setor eólico acredita que “a nossa presença em Portugal também pode ajudar o país a acelerar a sua transição energética”. “As metas do país representam uma grande oportunidade e um desafio para a indústria nacional. Esperamos que o nosso know-how e experiência nesta área deem um contributo significativo nesta caminhada”, concluiu.