Economia

Multinacionais reúnem responsáveis de tecnologias da informação no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Para discutir as tendências e a interligação das Tecnologias da Informação e Comunicação com os métodos de gestão e produção, a 10.ª edição da conferência internacional CIOmove reuniu, no Porto, os responsáveis de várias empresas multinacionais.

A sessão de abertura, no Palácio da Bolsa, contou com a participação do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo.

Ricardo Valente deu o pontapé de saída para a conversa entre o fundador e o diretor geral da xelerate.tech, Klaus Straub e Martin Zierheim, respetivamente, os diretores de tecnologias da informação da ISS World Services, Markus Sontheimer, da Kuehne + Nagel, Martin Kolbe, e da Saint-Gobain, Ursula Soritsch-Renier, e o diretor de tecnologia da eDreams ODIGEO, Carsten Bernhard, sobre “Três formas de iniciar o ‘nearshoring’ em Portugal”.

O objetivo foi promover a discussão e a partilha de experiências entre os representantes de empresas estrangeiras que já se encontram estabelecidas em Portugal, permitindo “explorar as hipóteses de ‘nearshoring’ numa democracia estável com um ambiente de tecnologias de informação próspero”.

A CIOmove acontece todos os anos num local diferente. Na passagem pelo Porto, os participantes tiveram a oportunidade de visitar empresas que escolheram a cidade para operar, como a Kuehne + Nagel e a eDreams ODIGEO, mas também ficar a conhecer o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).