Sociedade

Mulheres em maior número em postos de chefia no Município

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Há 1620 mulheres a trabalhar no Município do Porto, de um total de 3412 funcionários. Os dados são de fevereiro deste ano e demonstram um equilíbrio em termos de igualdade de género (52,5% são homens e 47,5% mulheres) ao nível dos trabalhadores da autarquia.

Os números foram apresentados por Catarina Araújo, vereadora com o Pelouro dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos da Câmara do Porto na última reunião de Executivo e na sequência da aprovação de um voto de saudação trazido pela CDU a propósito do Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala, 8 de março.

Em termos de liderança, a gestão municipal também se faz mais no feminino, com mais mulheres a assumir cargos de chefia. São 62 mulheres a ocupar cargos dirigentes, ou seja 64,6%, comparativamente a 35,4%, do género masculino (34 são homens). “Para esta realidade acreditamos que contribui a escolaridade”, referiu a vereadora, explicando que são as mulheres que detêm um nível de escolaridade superior – 62% do universo de trabalhadores com formação superior (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento).

A responsável política sublinhou o trabalho desenvolvido internamente em termos de política pela igualdade, lembrando, entre outros aspetos, a certificação do Município quanto à Norma de Conciliação da vida profissional, familiar e pessoal,

Embora com raízes históricas que remontam aos finais do século XIX, só em 1975 é que o dia 8 de março foi instituído pelas Nações Unidas como Dia Internacional das Mulheres, sendo atualmente comemorado em mais de 100 países.

À semelhança de anos anteriores, para assinalar a data, foram hoje distribuídas flores pelas trabalhadoras da Câmara do Porto.

Campanha de sensibilização para ajudar a desconstruir preconceitos

Também a Federação Académica do Porto (FAP) promoveu uma campanha de sensibilização no âmbito deste dia que desconstrói preconceitos na comunidade. A ação decorreu a durante a tarde desta terça-feira, na Avenida dos Aliados, e contou com a participação da vereadora Catarina Araújo, que também tutela o Pelouro da Educação, Juventude e Desporto da Câmara do Porto.

Os estudantes lançaram um desafio em forma de enigma à comunidade, aproveitando para alertar sobre as diferenças entre homens e mulheres no que concerne ao acesso ao mercado de trabalho, às desigualdades salariais e à participação em cargos de liderança.

Catarina Araújo aproveitou o momento para vincar que “discutir a representação ou sub-representação feminina em cargos de liderança ou na política é muito importante”. “Acredito que promover a igualdade de género no local de trabalho e na política não é apenas a coisa certa a fazer, mas também a coisa mais inteligente a fazer, isto porque a presença das mulheres é cada vez mais significativa para o crescimento económico e o desenvolvimento social, representando um incrível conjunto de talentos que não devem nem podem ser desperdiçados”, reiterou.

Também presente na ação, a presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas, afirmou que “neste dia, a Academia do Porto pretende mostrar que a educação assume um poder preponderante para a mudança de paradigmas sociais, éticos e comportamentais”.