Cultura

Rock assinala 25 de abril no Porto

  • Notícia

    Notícia

11164640_1048002825229922_6911939317327995215_o.jpg

Hoje festeja-se o 25 de abril no Porto. Além das comemorações promovidas pelas centrais sindicais, e que são apoiadas pela autarquia, tem lugar pelas 15 horas um espetáculo evocativo de José Afonso, no piso 3 do Palácio dos Correios, nos Aliados, com entrada livre. Os drumming e Miguel Guedes atuarão durante cerca de uma hora.

No Teatro Municipal do Porto, Rivoli, realiza-se o concerto "A Liberdade do Som", projeto musical no âmbito do ciclo "Foco Rock", que começou ontem. Este é um espetáculo que tem como objetivo celebrar a data da Revolução dos Cravos, com a atuação de músicos portuenses, resultando num grande concerto de rock.

Entre os artistas estão as bandas de Manel Cruz, Mesa, Osso Vaidoso, Torto e os Principes, que vão tocar canções da sua autoria e versões de temas conhecidos do público, tanto de músicos da Invicta, como os GNR, como temas que marcaram a época do 25 de abril.

Sérgio Godinho, Maria Mónica e Jorge Queixo juntam-se ao espetáculo, tocando temas do seu repertório orginal e algumas versões especialmente ensaiadas para a data.

Promovido pela Câmara do Porto, este espetáculo tem, de igual modo, como objetivo, demonstrar que o Porto pode ser considerado a "capital nacional do rock", como afirmado por Paulo Cunha e Silva, vereador da Cultura portuense, na conferência de imprensa de apresentação do evento.

O ciclo "Foco Rock" foi curado pelo músico Zé Pedro, membro dos Xutos e Pontapés e conta com a exibição de diferentes documentários, palestras e concertos de bandas como Holy Night e Black House of Wolves. Culmina, então, neste sábado, com "A Liberdade do Som".

Também o ciclo Um Objeto e Seus Discursos assinala o dia da Liberdade, debatendo as "Novas Cartas Portuguesas" de 1972. Às 18 horas, na Biblioteca Almeida Garrett.

VEJA A REPORTAGEM FEITA PELO jornal online JPN


Adquira aqui bilhetes para o Rivoli