Cultura

“Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto” em exposição, a partir do dia 10, na Casa do Infante

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Alvaro_Domingues_exposicao_Mouzinho_da_ribeira_ate_ponte.JPG

A Rua de Mouzinho da Silveira serve de mote à exposição a inaugurar na próxima quinta-feira, dia 10, na Casa do Infante. O geógrafo Álvaro Domingues e o arquiteto Ivo Poças Martins partem da documentação referente à intenção de rasgar aquela artéria, em 1872, até à atualidade, numa viagem que faz cruzar tempos, lugares, cidadãos e práticas urbanas e socioculturais.

Em junho de 1872, o diretor geral da secretaria da Câmara do Porto, Luís António Nogueira, apresentou à autarquia a “Planta do Projecto da Rua da Biquinha parallela à Rua das Flores a qual a Ex.ma Camara pretende mandar abrir para ligar o Largo da Feira de S. Bento com a Rua de S. João”.

É a revolução das cousas”, como escreveu uma vez o conselheiro Mouzinho da Silveira a D. Pedro IV, a propósito de outras mudanças de que o mundo então se compunha.

Da Ribeira a S. Bento, a “Mouzinho” ilustra e acompanha as grandes ruturas tecnológicas do seu tempo, produzindo uma espacialidade que, durante quase um século, contribuiu para fixar um centro, entretanto deslocado da Ribeira para a Baixa do Porto. Hoje, do nó da Arrábida ao Aeroporto, passando por Leixões, sucedem-se focos de novas centralidades que se distribuem e se relacionam no novo mapa da urbanização em curso.

A exposição vai estar patente até dia 11 de setembro, com entrada gratuita, de terça a domingo, das 10 às 17,30 horas. Encerra às segundas e dias feriados.

Programas associados

A exposição tem associados alguns programas:

  • Oficina para os mais novos: “Se essa rua fosse minha”, sábado, dia 26, das 11 às 12,30 horas, com monitores do Museu da Cidade. Depois da visita à exposição, os participantes recriam uma rua à medida. Usam a imaginação e vários materiais para desenhar os diferentes edifícios que compõem a artéria. No final, cada criança leva um pedaço dessa rua. A participação na atividade é gratuita, a partir dos três anos, e requer inscrição prévia através de formulário disponibilizado online. Limite de 15 participantes.
  • Resgate “Mouzinho da Silveira: A Artéria Líquida”, quinta-feira, dia 17, das 15,30 às 16,15 horas, com Daniela Fernandes. Quando no final do séc. XIX se rasgou a rua Mouzinho da Silveira, engoliu-se um rio, o de Vila, para dar à cidade uma ligação navegável entre o seu centro e o Douro. O comboio chegaria a São Bento na mesma altura, fazendo abrir o miolo da cidade ao país e ao mundo. Neste Resgate, a viagem começará na abertura do arruamento, para prosseguir olhando a sua evolução ao longo de todo o século XX e XXI. Daniela Fernandes é geógrafa de formação, tendo sido através cartografia antiga que chegou ao mundo dos arquivos. Foi docente na Universidade Fernando Pessoa. Trabalha como arquivista no Arquivo Municipal do Porto há cerca de 15 anos. A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através de formulário disponibilizado online. Limite de 40 participantes.