Mobilidade

Motards agradeceram hoje a Rui Moreira política que reduz sinistralidade e CO2 e melhorou mobilidade

  • Notícia

    Notícia

"Não podíamos deixar de reconhecer e agradecer o facto de ter tornado o nosso Porto na primeira cidade do país a permitir a circulação de motociclos e ciclomotores nas faixas BUS". Foi assim que hoje, em frente à Câmara do Porto, cerca de 500 motards do Porto Chapter, um clube de motociclistas da cidade, a comemorar 11 anos de existência, quiseram agradecer a política de mobilidade da autarquia.

Dizem que as medidas implementadas por Rui Moreira e pela sua vereadora da mobilidade, Cristina Pimentel, contribuíram "para uma redução de tempo de viagem, uma redução de CO2, um aumento de segurança" e "resultou num incentivo à transferência modal do automóvel para o motociclo".

Os "motards" disseram ainda que "ao ordenar a execução desta medida mostrou uma sensibilidade à segurança rodoviária e uma ausência de preconceito em relação aos motociclistas, um olhar contemporâneo".

Assumindo-se como "cidadãos do Porto", os motociclistas do Porto Chapter usam todo veículos da marca Harley Davidson, cultivando valores como "espírito de companheirismo, respeito, amizade e solidariedade".

Recorde-se que a autarquia do Porto foi a primeira do país a implementar, em 2014, um programa piloto para motociclos, que, após apresentar bons resultados, segundo os estudos de monitorização realizados pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi generalizado a toda a cidade. É, ainda hoje, a única cidade do país a ter a medida generalizada.

A Câmara do Porto vai implementar brevemente um programa piloto de circulação de bicicletas em faixas BUS na Rua de Costa Cabral. Medida que pretende, depois, caso os dados da monotorização assim aconselhem, alargar a outras zonas da cidade, num processo gradual em tudo idêntico ao implementado em relação aos motociclos e ciclomotores.