Sociedade

Mostra Nacional reúne jovens empreendedores na Alfândega

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Depois da Mostra Nacional de Ciência, a Alfândega do Porto volta a ser palco de uma iniciativa dirigida, sobretudo, aos jovens, no caso específico, empreendedores. Mais de meia centena de projetos foram apresentados durante a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, que decorre, até esta quarta-feira, naquele espaço.

A Portugal Empreende 4.0 - Mostra Nacional de Jovens Empreendedores é organizado pela Fundação da Juventude, conjuntamente com o Portuspark e o ISQ e tem como principal parceiro a Câmara do Porto. Constitui-se como um espaço de criatividade e de partilha de boas práticas, ao mesmo tempo que promove o espírito empreendedor.

"Uma das prioridades do Município do Porto, no que diz respeito às políticas de juventude, é a capacitação dos jovens, sendo a promoção de atividades relacionadas com o empreendedorismo um dos eixos de ação para cumprir esse objetivo", afirmou, na sessão de abertura da mostra, a vereadora da Juventude.

"Como já tenho afirmado inúmeras vezes quando falo sobre empreendedorismo: 'A força de uma ideia mede-se pela sua abrangência e aceitação, mas também pela eficácia das ações de suporte a essas ideias com vista à sua materialização'", acrescentou Catarina Araújo, que esteve acompanhada do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, da presidente executiva da Fundação da Juventude, Carla Mouro, e do representante do júri do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores, Augusto Bianchi de Aguiar.

Salientando o mérito desta iniciativa e, por isso, o compromisso de "continuar a promover atividades como esta", a vereadora destacou ainda "a responsabilidade social dos jovens e das suas associações", desafiando-os "a integrar nos seus projetos práticas empreendedoras e inovadoras" e acreditando que estas, por serem diferenciadoras, "impulsionam o crescimento e o desenvolvimento da cidade".

Ao longo de três dias foram apresentados 45 projetos, nas áreas tecnológica, ambiental, social e cultural, selecionados a partir do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores. Durante a mostra, os projetos foram avaliados por um comité de jurados e os melhores concorrem para ganhar vários prémios.